6 Dicas para não aumentar de peso em dias de festa

Momentos festivos não faltam durante todo o ano. Se não quiser surpresas desagradáveis, decore estas dicas de como não aumentar de peso em dias de festa!

Em épocas de excessos alimentares, é essencial saber como não aumentar de peso em dias de festa. Contudo, as estatísticas relatam que, apesar de existir um usual aumento de peso em situações festivas devido aos abusos alimentares e alcoólicos, são os restantes dias do ano que levam ao desenvolvimento de obesidade e a doenças crónicas não-transmissíveis. Logo, é importante disfrutar das festas e não se deve proibir de ingerir os alimentos típicos destas ocasiões.

Procure ter contenção e cuidados alimentares durante os restantes meses do ano para não se ter que preocupar em como não aumentar de peso em dias de festa e verá que aproveitará esta época com bastante mais leveza.

De qualquer das formas, fica aqui com algumas dicas de como controlar os excessos alimentares, sem deixar de aproveitar as festividades.

6 DICAS PARA NÃO AUMENTAR DE PESO EM DIAS DE FESTA

1. ABUSE DA ÁGUA

Durante as épocas festivas, é muito possível que se esqueça de beber a quantidade de água aconselhada. Como se este facto não fosse suficiente, com o excesso da ingestão de alimentos demasiado ricos em açúcar, gordura e sal, aliada a uma ingestão elevada de bebidas alcoólicas, as necessidades de água são ainda superiores às normalmente aconselhadas.

Se não é fã da água simples, utilize o chá (sem açúcar, claro!) ou aromatize a água com cascas de limão, frutos vermelhos, folhas de hortelã, rodelas de pepino ou um pau de canela.

Procure também, sempre que possível, evitar as bebidas alcoólicas. Estas, para além de serem extremamente calóricas, promovem o estado de desidratação que, por sua vez, produz a sensação de cansaço e dores de cabeça.

2. MEXA-SE!

Não, não precisa de se tornar o corredor oficial da sua cidade ou de passar horas infindáveis a levantar pesos no ginásio. Não há tempo mínimo obrigatório ou tipo de exercício preferencial. Se fizer 15 minutos de exercício por dia, já é melhor que não o fazer de todo.

O exercício físico não só ajuda a acelerar o metabolismo como também favorece a limpeza do organismo dos excessos alimentares.

Logo, se o almoço foi exagerado ou prevê que o jantar vá ultrapassar aquilo que é aconselhável, faça uma caminhada ou uma corrida, vá dar uma volta de bicicleta ou aumente o volume da rádio e dance ao som da sua música preferida.

Vai ver que irá sentir diferenças!
3. INCLUA OS HORTOFRUTÍCOLAS NO SEU DIA


A quantidade de água presente nos hortofrutícolas, ou seja, nas verduras e na fruta, associada ao teor em vitaminas, minerais e fibra destes alimentos, leva a que estes sejam ótimos aliados para não aumentar de peso em dias de festa.

Os hortofrutícolas não só inibem a absorção intestinal de gorduras, como também ajudam o corpo a recuperar quando os exageros alimentares já foram cometidos.

Logo, em dias de festa, acompanhe o prato com hortícolas variados crus ou cozidos, acrescente uma sopa de legumes antes da refeição e utilize a fruta como lanche a meio da manhã ou da tarde. Se gostar, também pode optar por fazer snacks como palitos de cenoura ou de pepino.

4. LIMITE OS EXAGEROS PARA OS DIAS DE FESTA E COMPENSE NOS RESTANTES

A expressão “Perdido por 10, perdido por 1000”, neste caso, não podia estar mais errada.

Em dias de festa, é certo que irão ser cometidos alguns excessos. Contudo, isso não significa que o resto da semana seja uma continuação disso, muito pelo contrário!

O facto de fugir às recomendações num dia deve ser um incentivo maior para cumprir o seu plano alimentar ainda com mais rigor nos dias seguintes.

Se a festa for em sua casa, procure fazer quantidades certas de alimentos de acordo com o número de pessoas esperado, por forma a não ter sobras para os dias seguintes.

Se mesmo assim sobrar comida, ofereça-a a uma instituição de caridade ou aos convidados.

5. EVITE PASSAR O DIA A PETISCAR

Em dias de festa, e com a quantidade enorme de alimentos disponíveis, é por vezes difícil resistir à tentação de ir petiscando constantemente.

Infelizmente, enquanto petisca, o seu cérebro não é capaz de reconhecer que está a comer, pois, na maior parte das vezes, petisca enquanto faz outras coisas. Logo, esse snack não irá induzir a resposta esperada, não se irá sentir saciado e sentirá fome mais cedo.

Logo, se procura não aumentar de peso em dias de festa, sempre que tiver que comer algo, sente-se, relaxe e saboreie a sua refeição.

Não precisará de mais que 10 minutos e verá que se irá sentir muito mais satisfeito depois.

6. FAÇA VÁRIAS REFEIÇÕES DURANTE O DIA

Petiscar e fazer várias refeições são duas coisas totalmente diferentes.

Estipule horários de refeição e cumpra-os sem grandes variações. Como certamente já sabe, não deve passar mais de 3 horas sem comer. Contudo, quando há muito que fazer, nem sempre é fácil lembrar-se das suas refeições.

Prepare o que puder com antecedência, para que não tenha que gastar tempo no momento e seja tudo pronto-a-comer. Se mesmo assim continuar a esquecer-se, ponha despertadores no telemóvel para lembrá-la que está na hora de comer algo.

Como refeições intermédias, aposte em laticínios magros, frutos gordos (nozes, avelãs, pinhões) e fruta fresca. Evite vingar-se nas entradas e nos doces que tiverem à mão


Segue a nossa página de facebook:


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *