A sensação do momento já invadiu o país! E afinal ele não é tão inofensivo como pensavas!

Ultimamente não se fala noutra coisa, chama-se Fidget spinner, foi criado nos EUA, e trata-se de um objecto simples e que existe em vários tamanhos e cores, no entanto já está a dar que falar, e muito.

Nasceu como instrumento terapêutico, mas já é um fenómeno entre os mais jovens. É mais conhecido como uma espécie de pião inquieto. Numa semana, em Portugal, já foram vendidos mais de 15 mil. Custam à volta de 8 euros cada, mas podem ser comprados por apenas 3€ aqui – Fidget Spinner. Existem dezenas de cores e formas diferentes, adaptando-se ao gosto de cada um.

Estes brinquedos estão a fazer sucesso entre as crianças das escolas, onde já são vistos como um objeto obrigatório. Esta popularidade emergente já se transportou para o Youtube, onde vários utilizadores demonstram alguns truques com os Fidget Spinners, como este:

É suposto ser um instrumento anti-stress e foi criado por uma mãe norte-americana para distrair e entreter a filha, que tem um problema neurológico.

O brinquedo, no entanto, divide opiniões. Alguns especialistas pensam que ajuda a melhorar a concentração e que até pode ser indicado para crianças e adolescentes que tenham problemas de atenção (“fidgiding, em inglês, significa algo como “não parar quieto”).

Outras opiniões apontam para o facto de que o brinquedo Fidget Spinner é apenas mais um objeto que distrai, como um tablet ou um smartphone.

O brinquedo já pode ser comprado em Portugal e online existem diversas opções para a compra do Fidget Spinner.

Existe também o Fidget Cube, que parte do mesmo conceito, mas é um cubo, e pode encontrá-lo aqui por apenas 1€ – Fidget Cube.

Contudo, muito recentemente,o post do Facebook a relatar o caso de uma menina que teve de ser submetida a uma cirurgia de emergência depois de sufocado com uma peça do brinquedo mais popular do momento já foi partilhado centenas de milhares de vezes

O pesadelo de Kelly Rose Joniec, no Texas, aconteceu no último sábado, enquanto conduzia, com a filha no banco de trás. A americana relata, no post que, entretanto, se tornou viral, que ouviu um barulho estranho de vómito e, quando olhou pelo espelho, viu a cara de Britton a ficar vermelha e saliva a sair-lhe da boca.

“Parecia em pânico e por isso encostei imediamente”, escreveu a utilizadora, que recorda que a menina apontava para a garganta e conseguia dizia que tinha engolido alguma coisa.

Visivelmente aflita, Britton explicou que tinha posto o brinquedo na boca para o “limpar”, engolindo, acidentalmente, uma peça.

Mãe e filha deslocaram-se então às urgências, onde os médicos, na impossibilidade de encontrarem a peça de metal, do tamanho de uma moeda, decidiram transferir a criança para o Hospital Pediátrico do Texas. Aí, um raio-x mostrou a peça no esófago, para “fascínio” do médico, que só tinha ouvido falar no brinquedo-sensação nessa mesma manhã.

Britton acabou por ter de ser submetida a uma cirurgia por endoscopia.

Joniec escreve que decidiu partilhar o episódio como alerta para os pais sobre as peças de metal dos Fidget Spinners, que, alega, se soltam facilmente.

No início do mês, outra americana, Teresa Kesterson, falou a uma televisão local do estado da Georgia a dar conta de que o neto de três anos tinha ficado com várias peças pequenas na mão, incluindo uma pilha, enquanto brincada com um Fidget Spinner.

Portanto, não se esqueça que se o seu filho tem um Fidget spinner é necessário estar muito atento. Ajude a passar esta mensagem, para que não voltem a existir episódios como este.

Caso esteja interessado em saber mais sobre o Fidget Spinner clique aqui.


Segue a nossa página de facebook:




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *