Bebe 2 copos disto diariamente e a exaustão, constipação, insónia e muitos outros problemas serão coisas do passado!

E além disso ainda é excelente para problemas digestivos e para o fortalecimento do sistema imunológico!

Algumas pessoas juram que a bebida de leite fermentado kefir (ou quefir) é excelente para problemas digestivos e para o fortalecimento do sistema imunológico. E elas estão certas!

Cheio de nutrientes, o kefir é muito saudável para nós. Ele tem o gosto um pouco azedo e lembra um pouco soro de leite coalhado. Ele é feito ao fermentar o leite com o fungo kefir (que consiste em levedura e bactéria) para que a lactose se transforme em álcool, assim como ácido lático e dióxido de carbono. É por isso que ele é um pouco efervescente e contém 0.3 a 2% de álcool.

Mas porque o kefir é tão saudável?

O kefir tem muitas vitaminas e minerais, incluindo vitaminas A, B (1, 3, 9 e 12), D e K, ácido fólico, iodina, magnésio, ferro e cálcio. Ele também contém probióticos naturais que estimulam o trato intestinal, combate bactérias prejudiciais e mantém a nossa flora intestinal saudável. Isso, como cada vez mais pesquisas demonstram, não é importante apenas para a nossa digestão, mas também para a nossa imunidade. E o kefir é melhor do que o próprio leite e outros derivados porque, além da bactéria do ácido lático, ele tem levedura, aminoácidos e bactéria do ácido acético também, e não tem lactose.

Com essa combinação particular de nutrientes e organismos vivos, o kefir também tem efeito retardante no envelhecimento das células da pele, regula a pressão sanguínea, e ajuda a combater o cansaço, nervosismo e transtornos do sono. Ele também ajuda na saúde do coração, da vesícula, do fígado e com os problemas estomacais.

Com muitas proteínas por caloria, gorduras saudáveis, e nenhum açúcar, ele também é um aliado na dieta. Além disso, ter um microbioma intestinal saudável é essencial para se ter uma pele boa.

Pode comprar kefir em muitos lugares, mas também pode fazer em casa: só precisa de leite (de vaca, ovelha ou cabra) e fungo kefir. As pessoas têm até feito uma água levemente espumante com o fungo. Ela tem os mesmos benefícios, só não tem proteína.

Coloque o fungo e o leite em um recipiente bem fechado e deixe fermentar por dois dias em temperatura ambiente e em local escuro. Saiba que o kefir industrializado contém lactose. Se for intolerante à substância, pesquise bem a marca e considere fazer o seu em casa.

Cuidado para não exagerar no consumo. Até quatro copos por dia está bom, mas mais bactéria do ácido lático do que isso pode danificar o seu microbioma. O ideal são dois copos, dependendo do seu peso e alimentação.

O kefir tem sabor delicioso para algumas pessoas, para outras, é um gosto a acostumar-se (e que vale a pena adquirir, como pode ver). Também pode usá-lo em receitas. Panquecas integrais saborosas de kefir para o jantar, quem quer? Ou molho de kefir para salada? Há inúmeras receitas na internet. Se nunca provou essa antiga bebida de leite fermentado, está na hora de experimentar!


Segue a nossa página de facebook:




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *