É possível plantar batatas e tomates numa só planta! E é tão fácil desta forma!

Gostavas de poupar espaço no teu jardim? Então agora já podes ter batatas e tomates com apenas uma planta, e é mesmo fácil de fazer.

Se não sabias, os vegetais e as frutas podem ser enxertados em conjunto. Neste caso, tanto a batata como o tomate são vegetais da família Solanaceae e isso favorece o sucesso da enxertia. Os tomates ficam na parte superior da planta e as batatas vão ficar na parte de baixo, no lugar da raiz. Apenas vai precisar de uma pequena área do seu jardim para fazer este dois em um.

A técnica da enxertia não é muito difícil. Mesmo que não seja um entendedor da arte de jardinagem, vai conseguir seguir o processo. Ele pode não correr bem da primeira vez, mas depois de apanhar o jeito vai ser muito fácil.

Siga estes passos para fazer a enxertia de planta de tomate e da batata:

tomate_batata_2

  • Comece por encher um recipiente seco (por meio de drenagem) com terra, deixando um espaço de 10 cm entre a terra e a extremidade do recipiente. A terra não deve ficar compactada no recipiente, porque isso priva o bom crescimento da planta;

  • Em seguida, plante um tomateiro, com mais ou menos 10 cm de altura, e uma batateira com a mesma medida. Essas plantas devem estar próximas uma da outra, de forma a se cruzarem. Apenas deve manter as raízes afastadas;

  • Corte 1/3 do diâmetro do caule de cada uma das plantas;

  • Depois junte esses dois caules na zona onde fez os cortes e prenda as duas plantas com uma corda ou com fita de enxertia. Só pode retirar as fitas quando reparar que as plantas estão a crescer;

  • Quando as plantas estiverem bem unidas, pegue numa tesoura de poda e corte a parte inferior do tomateiro e a parte superior da batateira, num ângulo de 45 graus e 2 cm em cada um deles.

  • Depois destes processos, tem que regar as plantas regularmente.

Neste caso, se faz a enxertia para poupar espaço no jardim, mas normalmente a enxertia pode ser utilizada para minimizar ou eliminar os danos causados por doenças de plantas.

Se a planta continuar a crescer é porque a enxertia foi eficiente. Se começaram a aparecer folhas murchas e amareladas, é porque a enxertia não foi bem concretizada. Para cultivar outras espécies repita o mesmo processo, mas se certifique que elas podem ser enxertadas em conjunto.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.