Conheça estes incríveis truques com bolas de ténis que o ajudaram a aliviar a dor muscular e tensão

A agitação da vida quotidiana pode levar-nos a problemas nas costas, pescoço e joelhos, mas há algo que poderá fazer a respeito e só precisa de uma coisa: bolas de ténis!

Use-as para fazer exercícios simples sempre que possível e talvez consiga evitar uma visita ao fisioterapeuta. Veja o vídeo a seguir para saber como: 

1. Dor nas costas

Para aliviar a pressão nos músculos das costas causada pela má postura ao sentar ou ficar em pé o dia inteiro, tente o seguinte exercício: deitado, coloque duas bolas de tênis em suas costas (ao comprido), entre o coxis e as costelas. Depois, movimente se  para os dois lados, para que as bolas rolem, massageando o local. Se desejar,  pode colocar as bolas numa meia para que elas não rolem.

Respire fundo e repita por 5 minutos. Vai notar um alívio de tensão na região e sentir se melhor.

2. Dor no pescoço

Para relaxar os músculos do pescoço, deite-se com as costas no chão e coloque duas bolas (de preferência dentro de um saco ou meia) na base do seu crânio (por baixo do pescoço), deixando a sua cabeça repousar sobre elas. Fique parado nessa possição por um minuto. Lentamente, faça movimento de “sim” com a cabeça, depois movimente a cabeça de um lado para o outro, fazendo movimento de “não”.  Continue alternando os lados por 1-2 minutos.

3. Dor nos quadris

A dor no quadril normalmente aparece quando usa sapatos desconfortáveis, como sapatos de salto alto, ou quando se fica sentado por muito tempo. Para aliviar a dor, deite-se no chão, coloque uma bola de ténis em baixo de um lado do quadril e use-a como apoio. Quando tiver encontrado o ponto de equilíbrio, faça movimentos circulares com o quadril 12 vezes, lentamente, numa direcção, e depois na outra. Quando terminar, passe a bola para o outro quadril e repita.

4. Dor nos ombros

Aliviar a tensão nos ombros é muito simples: deite-se de costas no chão e coloque a bola de ténis atrás de um dos ombros. Comece a movimentar os ombros em todas as direções. Faça isso por 3 minutos de cada lado e vai notar que os músculos relaxam quase que instantaneamente.

5. Músculos da perna e articulação do joelho

Se notar que os seus joelhos estão doridos, este exercício vai ajudar: sentado, dobre um joelho e coloque a bola por detrás dele. Dobre a perna, de maneira a pressionar a bola e, como se estivesse a tentar esmagar a bola. Conte até 10 e relaxe. Repita de 8 a 10 vezes. Depois, passe para o outro joelho.

6. Zona de reflexo do pé

A dor nos pés é muito comum e afeta o corpo como um todo. Para aliviar a dor, coloque uma bola sob o arco do pé, apoie-se numa cadeira para manter o equilíbrio. Mantenha o calcanhar no chão, e mantenha o peso sobre ele. Respire fundo algumas vezes, de 30 segundos a um minuto. Depois, lentamente, movimente o pé de um lado para o outro, para que a bola role. Repita por 1-2 minutos. Depois, role a bola de baixo para cima, do calcanhar aos dedos por 1-2 minutos, e repita o mesmo exercício com o outro pé.

7. Massagem na mão

Sentando no chão, coloque uma mão sobre uma bola. Coloque a sua outra mão sobre esta, exercendo pressão, e “esmague” a bola, mandando o seu peso por cima dela. Fique nessa posição por um minuto, enquanto respira fundo. Depois, movimente a mão de um lado para o outro, e depois para cima e para baixo, fazendo o formato de um asterisco na palma da sua mão por três minutos. Repita com a outra mão.

Apesar de, no início, as bolas de ténis serem um pouco desconfortáveis e duras, depois de fazer esses exercícios vai notar que os seus músculos ficarão muito mais relaxados, e vai conseguir encarar a sua rotina com toda a energia que ela requer. Quem diria que as bolas de ténis podiam fazer tudo isso?


Segue a nossa página de facebook:




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *