Nem imaginas o peso que podes perder, apenas com uma corda!

Muitas pessoas pensam que a melhor maneira para perder peso é através de longas sessões de exercícios aeróbicos. Mas hoje vamos falar sobre um exercício que provavelmente já conhece e com o qual certamente brincou quando criança. O que não deve saber é que este exercício é mega poderoso, para quem quer perder peso e emagrecer de forma saudável. Saiba quais os benefícios, e o que recomendamos para esta pratica.

Benefícios de pular corda

– O equipamento que necessita é básico e acessível: uma corda e um espaço para saltar.

– Exige coordenação entre seus pés e suas mãos, logo auxilia o seu sistema proprioceptivo (capacidade de perceber onde está cada parte do corpo), e ajuda a desenvolver os reflexos e equilíbrio além de fortalecer seu sistema cardiovascular.

– Ajuda a construir a massa óssea. Os saltos constantes geram stress nos seus ossos e força o seu corpo a fortalecer sua estrutura óssea. saltar á corda é mais eficiente para prevenir a osteoporose do que tomar suplementos de cálcio.

– É um poderoso exercício aeróbico, que também fortalece o músculo mais importante o coração

– Os saltos constantes ajudam a desenvolver a velocidade dos músculos e, portanto, a capacidade de explosão das pernas.

– É um exercício para o corpo inteiro que trabalha vários músculos ao mesmo tempo: braços, ombros (deltoides) e costas. Usando uma corda mais pesada, o esforço da parte superior do corpo será ainda maior.

 

 

– Saltar á corda exige coordenação e equilíbrio, o que ajuda a tonificar músculos abdominais, costas e músculos do quadril.

– E, claro, fortalece os músculos da perna: coxas, nádegas e outros músculos estabilizadores menores.

– Ao contrário de correr, saltar não causa danos no joelho, pois o impacto de cada salto é absorvido pelas pontas de ambos os pés durante os saltos.

– Saltar á corda corda por 15 a 20 minutos é o suficiente para queimar as calorias ingeridas após comer uma barra de chocolate.

– Melhora a performance noutros desportos como natação, ténis, futebol ou boxe.

 

Saltar á corda vs corrida

Estudos indicam que saltar á corda durante 10 minutos é equivalente a correr por 30 minutos em termos de condicionamento cardiovascular e queima de calorias, obviamente considerando uma intensidade equivalente em ambos os exercícios.

Saltar á corda é mais eficiente na queima de gordura, pois envolve mais músculos, e como já falamos, tem benefícios adicionais (coordenação e equilíbrio) que não podemos conseguir somente a  correr. Além disso, envolve muito mais a mente do que correr.

Finalmente, existem muitas maneiras de saltar á corda e essa variedade faz com que seja divertido e não monótono. A corda também não ocupa muito espaço em sua casa.

Recomendações para saltar á corda

 

– Mantenha a cabeça reta e olhe para a frente, não para baixo.
– Mantenha o tronco reto e os joelhos levemente dobrados.
– Mantenha os cotovelos junto ao corpo.
– Use os punhos para girar a corda, não os braços.
– Use a parte dianteira do pé (metatarso) para impelir a terra. É o suficiente para saltar 3-4 cm.
– Use tênis adequados.

Algumas destas regras não se aplicam em certas variantes de exercícios com corda, mas antes de tudo devemos aprender bem o exercício básico.

Mais informações

Não subestime, pular corda não é apenas diversão. Por causa de sua alta intensidade, é um excelente complemento para sua série de exercícios diários, que trabalha vários músculos do corpo ao mesmo tempo. Além disso, se você não souber, com pouco de treino vai aprender facilmente.


Segue a nossa página de facebook:




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *