Pais foram processados por partilhar fotos dos seus filhos no Facebook!

Fica o alerta para aqueles pais que têm o hábito de partilhar fotos dos seus filhos nas redes sociais, para que todos as possam ver…

Apesar dos alertas dados relativamente aos perigos da partilha de fotos de crianças na Internet, a verdade é que se os responsáveis legais das crianças autorizarem essa partilha, se forem os próprios a fazê-la, ninguém os pode impedir.

Mas, além das muitas consequências graves que este tipo de partilha pode constituir, as crianças (que um dia crescem) podem não gostar de ter a sua infância exposta na Internet. Foi isso mesmo que aconteceu recentemente com uma jovem que viu mais de 500 fotos suas de criança, incluindo as mais íntimas e embaraçosas, serem expostas pelos próprios pais no Facebook. Agora, aos 18 anos, está a processar os pais.

imagens_criancas_1

Desde que, em 2009, a rede social Facebook surgiu na vida dos pais desta jovem austríaca, agora com 18 anos, que toda a sua infância foi exposta na Internet sem a sua autorização.

Fotos na sanita, despida e muitas outras fotos de quando ainda era criança e que considera embaraçosas – mais de 500 fotos -, foram partilhadas pelos seus pais na Internet, numa página de Facebook com mais de 700 amigos, que ignoraram todos os seus pedidos de remoção.

imagens_criancas_2

“Eles não têm vergonha nem limites […] Não querem saber se a fotografia é de quando estou sentada na sanita ou despida no berço – todas as fases foram fotografadas e tornadas públicas.”

Agora, com 18 anos, a jovem está a processar os pais de forma a obrigá-los a retirar todas estas suas fotografias da rede social.

Segundo o seu advogado, esta partilha das fotografias viola o direito de privacidade da jovem, acreditando que os pais serão obrigados a apagá-las, contudo, o pai opõe-se e considera que tem direito a partilhar as fotos uma vez que foi ele que as captou.

Esta é apenas uma das consequências a que os responsáveis legais das crianças estão sujeitos quando partilham pela Internet fora as peripécias das suas crianças. Mas há mais. Deve estar bem ciente de que qualquer fotografia que “cai na Internet” deixa de ser sua, mesmo que ache que só a partilhou na sua conta de Facebook para mostrar à sua lista de amigos. Não é assim. O controlo sobre elas deixa de estar nas suas mãos assim que clica em partilhar e passa para as mãos de quem tiver acesso a elas e nada poderá ser feito.

imagens_criancas_3

10 fotos dos seus filhos que não deve publicar na Internet

  • 1 – Fotos de momento íntimos da criança

  • 2 – Fotos que localizam

  • 3 – Fotos que identificam sítios e hábitos

  • 4 – Fotos institucionais

  • 5 – Fotos com os amiguinhos

  • 6 – Fotos que revelam mais que o necessário

  • 7 – Imagens embaraçosas

  • 8 – Fotografias exibicionistas de ostentação

  • 9 – Imagens de uma vida

  • 10 – Fotos publicitárias

Autor: Maria Inês Coelho
Fonte: pplware.sapo.pt/internet/pais-processados-partilha-centenas-fotos-no-facebook

Segue a nossa página de facebook:




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *