Quantos pontos pretos vês nesta imagem? Será que os estás a ver todos? Tens a certeza?

Será que consegues olhar para todos os pontos pretos ao mesmo tempo? Faz o teste e descobre já.

É impossível olhar para todos os pontos pretos ao mesmo tempo. E não, não é um gif, é o teu cérebro que brinca contigo desta forma.

Akiyoshi Kitaoka, professor de Psicologia da Universidade Ritsumeikan, em Kyoto, ’invadiu’ as redes sociais com esta ilusão de ótica, após publicá-la no seu perfil no Facebook. No post, ele explica que o efeito visual provocado pela imagem é resultado das limitações da nossa visão periférica.

pontos_pretos_1

A imagem é obra de Jacques Ninio e Kent A. Stevens, e é uma variação da Grelha de Hermann, na qual aparecem vários pontos que não conseguimos ver (efeito de grelha cintilante), mas neste caso é justamente o contrário, pois em vez de ver pontos que não existem, a nossa visão apaga-os (efeito de inibição).

pontos_pretos_2

Nesta imagem de Schrauf, podemos ver os dois fenómenos. O efeito cintilante nos faz enxergar um quadriculado com pontos pretos que não existem quando movemos os olhos pela imagem. O efeito de inibição é o oposto, quando focamos a visão em uma área e vemos um conjunto de pontos brancos, mas é impossível enxergá-los todos de só vez.

Magia? Não. Nosso cérebro e toda sua complexidade nos aplicando uma peça.


Segue a nossa página de facebook:




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *