Quer manter os seus dentes saudáveis? Este artigo é para si!

Sabia que a alimentação tem influência na saúde dos seus dentes? Descubra como manter os seus dentes saudáveis através da sua alimentação.

Manter os seus dentes saudáveis não é uma tarefa fácil na cabeça de muitos mas será que é assim mesmo?

 

Vamos tentar desmistificar e dar-lhe dicas de como e em que alturas do dia, ter estes cuidados se tornam mais fáceis.

Um sorriso bonito depende diretamente da forma como é tratado! Os cuidados de higiene oral diários são as principais formas de mantermos os nossos dentes saudáveis, pois fornecem o principal componente de recuperação de remineralizações do esmalte, o flúor.
A alimentação é outra das formas para mantermos um equilíbrio na nossa saúde oral.
Uma alimentação equilibrada ajuda a mantermos os nossos dentes saudáveis mas não só (mucosa oral, língua, osso alveolar…).

ALIMENTOS PARA TER DENTES SAUDÁVEIS

1. ALIMENTOS RICOS EM FIBRAS

  • frutos secos para dentes saudáveis

Os alimentos como cereais, frutas, frutos secos, vegetais e leguminosas são a nossa principal fonte de fibras, que durante a mastigação conseguem promover uma auto-limpeza dentária. Esta auto-limpeza é conseguida com a associação destes alimentos com a saliva fazendo com que o bolo alimentar evite a formação da placa dentária.

2. CÁLCIO

  • brócolos para dentes saudáveis

Os tecidos duros do corpo são constituídos essencialmente com cálcio. Este é um mineral essencial para manter os dentes saudáveis e os seus ossos mais fortes.

Assim, uma higiene oral cuidada e uma alimentação rica em cálcio fará com que os seus dentes estejam mais protegidos.

O leite e os derivados de origem animal foram durante muitos anos os nossos principais aliados. No entanto, existem outras fontes, como exemplo, sardinha em lata, legumes com tonalidade verde escura (rúcula, espinafres, salsa, couve brócolos,..), feijão, grão de bico, entre outros.

3. VITAMINA D

  • vitamina D para dentes saudáveis

O cálcio não consegue ser reabsorvido de forma eficaz se não tivermos a presença da vitamina D. Por isso, de nada nos serve ingerir muitos alimentos ricos em cálcio se não conjugarmos alimentos com esta vitamina.

Sabia que o sol é a fonte de maior produção de vitamina D no nosso corpo?

Uns bons banhos de sol aliados a refeições com bacalhau, salmão, atum e sardinha, enlatados e cogumelos, por exemplo, fazem com que o cálcio ingerido seja eficazmente reabsorvido e canalizado para os seus dentes.

4. VITAMINA C

  • laranja para dentes saudáveis

Esta vitamina está muito presente nos nossos tecidos de suporte dos nossos dentes.

Nas gengivas, a ausência de vitamina C é muito notória na sua inflamação ou sangramento gengival espontâneo sendo que, no caso do osso alveolar, a sua ausência pode comprometer mesmo a fixação dos dentes.

Não basta termos o cuidado de fazer com que os nossos dentes sejam saudáveis, as estruturas de suporte são tão ou mais importantes. Assim, há que fornecer vitaminas importantes para que o suporte dos dentes saudáveis seja eficaz.

Morangos, kiwi, laranjas, tangerinas, toranjas, tomate e brócolos são alimentos muito ricos em vitamina C.

5. ÁGUA

  • água para dentes saudáveis

A saliva é um componente bastante importante para se manter uma saúde oral. A água possui um sistema tampão, que neutraliza o ph da saliva, facilitando assim a nossa digestão e proteção contra as cáries dentárias.

Ao longo do dia são produzindas grandes quantidades de saliva, cujo principal constituinte é a água.

A ingestão de 1,5L de água por dia facilita a sua produção quer em quantidade quer em qualidade, uma vez que a saliva vai sendo sempre substituída, mantendo assim o seu sistema tampão sempre ativo.

A saliva, para além de proteger e ajudar na digestão, elimina também grande parte das bactérias orais, evitando assim problemas como o mau hálito (halitose), cáries dentárias, processos infecciosos traumáticos (aftas), entre outros.

CUIDADOS DE HIGIENE ORAL

1. FIO DENTÁRIO

Passar entre os dentes todos os dias para se remover parte da placa bacteriana que é inacessível através da escovagem dentária.

2. ESCOVAGEM DENTÁRIA

Escovar pelo menos três vezes ao dia para se remover toda a placa bacteriana e ajudar a saliva a se manter sempre com pH neutro.

3. USO DE COLUTÓRIO DENTÁRIO

A menos que seja em caso de tratamentos dentários recomendados pelo seu médico dentista, o uso de uma única vez por dia é suficiente após 30/40 min da escovagem.

Erradamente se faz de seguida à escovagem dentária. Em casos de não se conseguir escovar os dentes a seguir às refeições, um bochecho com o colutório ajuda a manter a sua saúde dentária.


Segue a nossa página de facebook:




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *