Vais ficar surpreendido com tudo o que esta planta “ignorada” pode fazer pela tua saúde!

Quase todos ignoram esta planta, mas nem imaginem o que ela pode fazer pela sua saúde!

O dente de leão possui um grande número de propriedades medicinais que muitos desconhecem. Essa planta é muitas vezes vista como uma erva daninha que deve ser eliminada. No entanto, ela pode ser muito benéfica para a nossa saúde e para o nosso corpo.

Esta planta possui vitaminas A, B e C, ácido fólico, potássio, silício, ferro e taninos. A enorme quantidade de substância contidas no dente leão fazem com que ele seja versátil e muito vantajoso. Veja a seguir algumas forma de utilizar essa planta maravilhosa.

Tratamento para a anemia

Tome dente de leão para restaurar os níveis de ferro no seu organismo. Isso acontece devido ao alto teor de ferro que a planta possui. Para além disso, as suas propriedades digestivas ajudam a absorver e armazenar esse mineral.

O melhor que tem a fazer é preparar uma infusão dessa erva seca. Pegue em algumas colheres de dente de leão seco, coloque em água e retire do fogo quando ela começar a ferver. Deite num copo ou xícara, tape e deixe descansar. Em seguida, coe e adicione açúcar ou mel pois esse chá é um pouco amargo.

Tome 3 vezes ao dia, até que seus níveis de ferro melhorem.

Remédio natural para a obstrução intestinal e distensão abdominal

Essa planta age como um laxante suave que estimula o apetite em pessoas convalescentes, aumentando a produção de bile, aliviando a obstipação e prevenindo distúrbios gástricos.

Para desfrutar dos seus benefícios, faça uma infusão com a erva seca (tal como explicámos acima para a anemia), e tome 3 a 4 vezes por dia.

Desequilíbrio hormonal

O dente de leão é bastante útil para estimular o fígado. Ele ajuda o corpo a limpar toxinas, que em alguns casos podem alterar o equilíbrio hormonal de seu corpo.

Encha um recipiente com 3 litros de água e 1 kg de flores de dente de leão. Coloque açúcar e misture. Cubra e e deixe a mistura em repouso durante 3 semanas. Adicione a mistura resultante ao seu chá, em vez de colocar açúcar (1 ou 2 colheres de sopa).

Doenças de pele

Os carotenóides presentes nas suas raízes ajudam a tornar sua pele saudável. O dente de leão é altamente alcalino e tem propriedades anti-fúngicas, por isso é eficaz para o tratamento de infeções fúngicas e infeções microbianas da pele. Tenha cuidado para não entrar em contacto com os olhos, se aplicar no rosto. Essa infusão também é boa para tratar micose, pele escamosa, comichão e eczema.

Para preparar a infusão de dente de leão, coloque 1 litro de água a ferver em uma panela. Pique 2 colheres de chá dessa erva seca, deite na panela e deixe ferver durante 5 a 10 minutos. Remova a infusão de calor, e depois pode tomar antes das refeições, 3 vezes ao dia.

Máscara de cabelo

Se lava o cabelo regularmente, o dente de leão vai lhe dar uma aparência mais saudável, evitando o cabelo oleoso, seco ou quebradiço. Veja como preparar essa máscara:

Em uma panela, cozinhe um punhado de folhas frescas de dente de leão. Depois, aplique no cabelo e no couro cabeludo. Em seguida, cubra a cabeça com uma toalha por 30 minutos. Passado esse tempo, lave o cabelo normalmente.

Doce de dente de leão

Outra ótima maneira de aproveitar os incríveis benefícios dessa planta natural é fazer um doce a partir de suas flores. Usaremos as flores amarelas, tentando remover as folhas pequenas que as rodeiam e manter apenas as pétalas.

Depois disso, cubra com água cuidadosamente e ferva em uma panela aberta durante cerca de 20 minutos.
Deixe repousar várias horas ou mesmo durante a noite. Em seguida filtre, pois iremos usar apenas o líquido resultante.

À quantidade de líquido que obtivemos é adicionada a mesma quantidade de açúcar e o suco de dois limões. Pomos a mistura a ferver em uma panela aberta. Em seguida, despeje o xarope obtido em frascos e poderá desfrutar do seu delicioso doce!




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *