Aprende aqui 14 dicas que vão ajudar e facilitar o teu dia-a-dia na cozinha. De certeza que nunca tinhas pensado nisso, apesar de serem ideias muito simples e lógicas.
1. Cortar a salsicha para não escorregar no cachorro-quente
O hot-dog, ou cachorro quente é um dos pratos mais fáceis de se fazer, afinal é preciso apenas cozinhar a salsicha. Comê-lo no entanto pode se tornar um drama com a salsicha correndo para fora do pão. Mas a solução chega com o corte e depois é possível adicionar condimentos, tornando tudo mais fácil.
2. Dobrar a parte de baixo do saco de salgados para não sujar o braço todo
Não queres ficar com o braço todo cheio de salgadinhos e gorduroso? Simples, basta enrolares a parte de baixo e fazes com que os teus salgadinhos subam para a parte aberta do pacote. Simples, certo?
3. Enrolar um guardanapo molhado para gelar a cerveja
Esta já testámos e aprovamos. Enrolar um guardanapo molhado na cerveja e colocá-la no congelador acelera o processo do gelo. Bastam 15 minutos e pronto, a tua cerveja está pronta para beber bem fresquinha!
4. Gelar a cerveja em 3 minutos misturando gelo, sal e álcool
Houve quem também testou o truque para congelar uma grande quantidade de cerveja. Basta misturar um saco de gelo com um litro de água, um litro de álcool e 500 gramas de sal.
5. Usar um clip de papel para empilhar cervejas
EXACTO!! Como não pensaste nisto antes?
6. Tirar a parte branca do limão para não amargar o sumo e a caipirinha!
O americano HeroldMcgee, explica no seu livro “Comida & Cozinha”, que o que deixa o sumo ou a caipirinha amarga é a parte branca do limão, portanto ao retirá-lo não vais ter problemas, a não ser que tenhas escolhido um limão bem azedo.
7. Acrescentar batata para dessalgar os alimentos
A batata é como uma esponja para o sal, portanto se por acaso pesaste mal uma mão de sal para um molho ou nalguma carne, é só adicionar batata e problema resolvido!
8. Cozinhar a batata com casca no lugar de descascar
Não, não é preciso sofreres o resto da vida a descascar batatas, basta cozinhar directamente com a casca, seja no micro-ondas ou na panela e depois mergulhar na água fria. Só não te esqueças de lavar bem a batata antes com uma esponja para retirares eventuais sujeiras e terra.
9. Mergulhar o ovo cozido na água gelada para descascar
Quando mergulhas o ovo cozido na água gelada ele contrai-se e facilita o descasque.
10. Colocar uma colher de bicarbonato de sódio para tirares acidez do molho
Infelizmente o truque da pitada de açúcar é um mito, apesar de muita gente ter usado a sua vida inteira e ter funcionado. O correto mesmo é usar uma colher de chá de bicabornato de sódio para quatro latas de molho.
11. Usar dois pratos para cortar tomates cereja de uma só vez
Assiste ao vídeo. A sério, chega a dar raiva de todos os tomates que cortaste um por um.
12. Congelar quente para não estragar
Sabes aquela velha história de que é preciso esfriar a comida para não estragar ao frigorífico? Ela na verdade é um mito, quanto mais rápido se congela os alimentos, menor o risco de contaminação.
13. Levar as massas congeladas directamente para o fogão
Quando se deixa uma torta, coxinha ou pão de queijo descongelando antes de se levar ao forno acabam por juntar água, o que pode fazer com que o alimento murche. Levar directamente ao forno garante que fiquem mais fresquinhos.
14. Depois de empanares algo, coloca no frigorífico durante 15 minutos
Fazer algo à milanesa é fácil: basta passar a carne no ovo e em seguida na farinha. O drama mesmo é como se faz para a casquinha não soltar. A dica é depois de empanar deixar no frigorífico durante 15 minutos antes de fritar, assim o ovo seca e prende-se na farinha.