7 Mitos que afinal existiram mesmo na vida real! São surpreendentes!
Durante a nossa vida, ouvimos falar de vários mitos, criaturas, pessoas, monstros, lugares espantosos, que não passavam de histórias de fantasia e mitologia das nossas imaginações.
Mas…afinal nem tudo era fantasia.
Vários mitos, são baseados na realidade e existiram mesmo.
Maioria dos mitos são fruto de invenções e imaginação de bons contadores de histórias, mas algumas das criaturas mais curiosas dos livros realmente andaram sobre a Terra num passado mais remoto.
Seria capaz de acreditar numa tribo de hobbits ou num grupo de dragões passeando pelo planeta?
Pois acompanhe a nossa lista e confira alguns mitos bem reais.
Dragões
As primeiras teorias sobre a existência de dragões provavelmente foram inspiradas pelas descobertas de ossos de dinossauros ou répteis menores, como os crocodilos. Enquanto os dinossauros estavam vivos, não havia humanos pra dizer se tinha um ou outro dragão entre eles, e os crocodilos nós sabemos bem que não são dragões. Tribos de aborígenes na Austrália, porém, chegaram a entrar em contacto com verdadeiras criaturas consideradas dragões. Ancestral do dragão de komodo, o megalania foi um lagarto gigante que viveu no sul do país. O seu tamanho podia chegar a oito metros e sua saliva era capaz de fazer as vítimas sangrarem até a morte.
Hobbits
Os hobbits parecem-se com humanos de tamanho reduzido. As criaturas que estrelam as aventuras contadas em O Senhor dos Anéis existiram por volta de 12 mil anos atrás. Escavações realizadas na Indonésia encontraram esqueletos de apenas 90 cm com crânios de um terço do tamanho de crânios humanos. Também foram encontradas ferramentas e indícios de uma civilização na região. Apesar de alguns pesquisadores cépticos defenderem que seriam apenas humanos com algum problema de crescimento, a maioria dos cientistas acredita que os fósseis eram de uma espécie diferente.
Kraken
O kraken é um animal marinho inspirado em histórias do folclore nórdico. Com aparência de uma lula, por muito tempo acreditou-se que a criatura era apenas um mito, até a descoberta da lula colossal. A espécie pode passar de 15 metros e tem ganchos nos tentáculos. Alguns deles com três pontas e outros que podem girar para pegar as presas.
Lobo gigante
Os lobos gigantes sempre foram famosos entre jogadores de RPG e jogos medievais. Mais recentemente ganharam popularidade com a série Guerra dos Tronos, da HBO. Os animais existiram também no mundo real. Esses lobos eram maiores, mais fortes e tinham dentes mais afiados que os lobos comuns que conhecemos hoje. A espécie entrou em extinção quando a fauna da pré-história também começou a se extinguir, colocando fim às fontes de alimento.
Berserkers
Na mitologia, os berserkers eram guerreiros ferozes e sem medo que batalhavam com uma fúria incontrolável. Na vida real, também. A diferença é que nos mitos nórdicos, a força dos soldados vinha do Deus Odin, enquanto na realidade vinha de drogas alucinogénicas. Entorpecidos, os guerreiros não sentiam dores e se sentiam mais fortes. Recentemente pesquisadores descobriram que o efeito berserk pode ser causado pela bufotenina.
Torre de Babel
Na Bíblia, a Torre de Babel é a construção que os homens iniciaram para tentar chegar ao céu. A passagem é inspirada por uma construção real, na Babilónia. Conhecida como Etemenanki, a torre é um zigurate erguido em homenagem ao Deus Marduque. Ela foi destruída durante as conquistas de Alexandre, o Grande, que queria reconstruir o templo em sua homenagem, mas morreu antes que pudesse realizar o feito.
Moby Dick
A baleia mais famosa da literatura foi inspirada por um animal real. A cachalote branca que desafiou pescadores existiu na Ilha Mocha, no Chile. O gigante marítimo derrubou vários navios na região e inclusive atacou um capitão que voltou aos mares, como o Capitão Pollard da história. A diferença aqui, é que o capitão não voltou por vingança.
É muito interessante saber que muitas das histórias que admiramos da ficção realmente têm o seu pé na realidade. Imaginar dragões dividindo a terra com humanos é o sonho de muitos. Eu mesmo, prefiro acreditar que estamos mais seguros sem eles.