Veeco, primeiro automóvel desportivo português

O Veeco é o “primeiro automóvel desportivo” totalmente feito em Portugal e no início de 2016 deverá começar a ser comercializado a partir de Vila Nova de Gaia onde se irá instalar a linha de montagem.

Carro VeecoTem apenas três rodas, mas acelera até aos 160 km/h e tem uma autonomia de 400 km. O Veeco RT é um reverse trike, ou seja, um triciclo invertido, com duas rodas à frente e uma roda motriz na traseira e um desenho em forma de gota, para melhorar a eficiência aerodinâmica.


A designação Veeco resulta da junção de VE e ECO, a empresa responsável pela sua construção e a designação ecológica.

O Veeco nasceu de um projeto de investigação da responsabilidade da VE-Fabricação de Veículos de Tracção Eléctrica, em parceria com o ISEL e financiado pelo Compete no âmbito de Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento.

Apesar de ter três rodas, o Veeco RT poderá circular em todas as estradas, incluindo autoestradas. Será capaz de chegar aos 160 km/h e acelerar aos 100 km/h em apenas oito segundos.

A autonomia anunciada será de 400 km com uma só carga. As baterias poderão ser carregadas em qualquer tomada monofásica.

No interior, o Veeco tem os mostradores centrados num ecrã, como o de um computador, que agrega ainda rádio e leitor de música e vídeo, bem como o sistema de navegação.

As baterias do Veeco RT são de iões de lítio, de última geração, sendo geridas através de um sistema que controla o funcionamento ao mesmo tempo que informa o condutor sobre o estado de carga.

A comercialização do Veeco deverá arrancar no início de 2016, com três versões diferentes e preços a oscilar entre os 23 mil e os 25 mil euros.

“O protótipo já foi homologado e estamos a iniciar uma série de 10 carros que ainda não são para comercializar mas que seguirão para os parceiros do projeto”, adiantou João Oliveira, mentor do Veeco.

 


Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.