Estudo internacional explica porque somos tão pobres em Portugal… Preocupante!
Estudo internacional mostra realidade preocupante na literacia financeira nacional. Média portuguesa fica abaixo de países como o Chade e a Nigéria.
Os portugueses têm uma literacia financeira bastante abaixo da média. Esta é a conclusão de um inquérito realizado pela Gallup e Standard&Poor’s, que coloca Portugal em 111º lugar entre 144 países no que toca a conhecimentos sobre produtos e conceitos financeiros.
Espanha, França, Nigéria e Chade são apenas alguns dos países com resultados superiores aos de Portugal, onde apenas 26% dos inquiridos respondeu corretamente às cinco perguntas sobre conceitos-chave de poupança e investimento.
O teste foi desenvolvido para avaliar os conhecimentos sobre inflação, juros compostos, diversificação e cálculo e a grande maioria dos países recebeu nota negativa, com a diversificação de risco nos investimentos a ser o grande ‘calcanhar de aquiles’, garante o Jornal de Negócios.
Não é só Portugal a dar sinais preocupantes: em todo o mundo, apenas um terço dos questionados passou no teste. As mulheres falharam mais vezes do que os homens, os mais velhos mostraram menos conhecimentos do que os mais novos e os desempregados e pessoas mais pobres apresentaram resultados muito abaixo da média.
Noruega, Dinamarca e Suécia partilham o primeiro lugar da lista com 71% de sucesso, enquanto o Iémen é o destaque pela negativa, detendo o último lugar com apenas 13% de acerto nas cinco questões.
Fonte: Economia ao minuto