7 Coisas que ainda não sabes sobre Portugal! E a #6 nem imaginavas de certeza!

Para quem não sabe ou não é de Portugal, este é um país localizado no Sudoeste da Europa, com uma área delimitada a norte e leste pela Espanha e a sul e oeste pelo Oceano Atlântico.

O país é conhecido pelos seus incríveis pontos turísticos, é sede de competições mundiais inusitadas, tem um marco de fronteira interessante e é considerado um dos países mais pacíficos do mundo, ocupando o quinto lugar em um ranking mundial.

Vê a seguir algumas curiosidades sobre Portugal que provavelmente não sabia nem imaginava.

1 – A fronteira com a Espanha

coisas_portugal_1

Enquanto que para atravessar a fronteira de alguns países as pessoas passam por pontes, estradas com marcos gigantes, outras sem nenhum tipo de aviso, a fronteira entre Portugal e Espanha tem uma espécie de marco diferente.

Existe um rio que faz a divisa entre os dois países e os moradores locais colocaram um slide para poder ir de um país para o outro.

2 – Já foi abrigo de um dos maiores fósseis de anfíbio do mundo

coisas_portugal_2

Na região do Algarve, em Portugal, pesquisadores da Universidade de Edimburgo Steve Brusatte encontraram um fóssil de um anfíbio do tamanho de um carro pequeno com centenas de dentes afiados.

O animal lembra uma salamandra gigante, foi nomeado Metoposaurus algarvenis, e habitou a Terra 200 milhões de anos atrás em lagos e rios, durante o período Triássico.

3 – É o país europeu com menos engarrafamentos no mundo

coisas_portugal_3

De acordo com um estudo que incide sobre o número de horas de congestionamento, Portugal é o país europeu com menos engarrafamentos, segundo a multinacional de informação sobre trânsito Inrix.

Atrás de Portugal, vem a Espanha com uma quebra de 38% no número de horas, a Itália, com 34% e a Hungria, com 24%. O quinto lugar é da Grã-Bretanha com uma quebra de 19 por cento no número de horas.

4 – Possui o maior museu de carros clássicos

coisas_portugal_4

Portugal possui a Serra do Caramulo como uma das terras mais tradicionais para os automóveis clássicos. O lugar é ideal para pessoas que gpstam de automóveis e arte.

O museu Caramulo conta com peças gregas, egípcias, obras de Picasso e uma exposição de obras automobilísticas em estilo speed line (imagens em movimento).

O lugar também possui uma oficina de restauração de veículos que é referência na Europa, além dos mais diversos modelos de carros antigos.

5 – Tem o Português como principal idioma

coisas_portugal_5

Portugal, Brasil, Índia, Angola, Guiné-Bissau, Timor-Leste, Guiná-Equatorial , Moçambique são alguns dos países que usam o Português como idioma principal ou secundário.

De acordo com dados do infográfico sobre os idiomas mais populares do mundo e em quais países eles são falados, cerca de 203 milhões de pessoas falam o idioma de Portugal, o Português.

De acordo com o estudo, “Há 7.102 línguas ainda usadas no mundo hoje. Da população de 7,2 bilhões de pessoas da Terra, temos dados dos idiomas falados por 6,3 bilhões, sendo que 4,1 bilhões falam uma desses 23 (em ordem decrescente).”

6 – Um lugar de competições bizarras

coisas_portugal_6

Portugal é palco de disputas bastante inusitadas. O país é sede da Competição Mundial de Reparadores de Vidro. O evento reúne técnicos e especialistas de 27 países que participam no campeonato.

O objetivo do campeonato é simples, os competidores vão consertar o material danificado em diversos tipos de veículos, com o menor tempo possível e com a técnica mais rápida e inovadora. Ao total, cada participante passa por avaliação em 4 provas para testar as suas habilidades.

7 – O país é o 5º mais pacífico do mundo

coisas_portugal_7

De acordo com um estudo feito pelo Instituto para Economia e Paz (IEP), o chamado Índice Global da Paz (IGP), Portugal é o quinto país do mundo considerado o mais pacífico.

O índice avalia 23 indicadores, como taxa de homicídios, grau de militarização, manifestações violentas, entre outros, e classifica as nações em uma escala que vai de um a cinco.

Quem recebe o número 1, por exemplo, representa mais proximidade do estado de paz. Já o país que recebe o número 5, distanciamento. Portugal atingiu a marca de 1,356, segundo o IEP.

Fontes: bbc / G1 / globoplay / museucaramulo.net / JN.PT / Hypescience / portalbrasil.net

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.