10 Coisas da educação japonesa que os tornaram num dos países mais instruídos do mundo!
Existem países que são conhecidos por terem métodos de educação incomuns. A verdade é que, por mais pequena que a diferença seja, ela pode atingir resultados incríveis. O sistema educativo do Japão é um exemplo disso.
Esse país segue uma linha de educação muito diferente da Ocidental. Graças a isso, os seus alunos tornaram-se nos mais instruídos do mundo. Agora nós vamos revelar 10 razões que tornaram isso possível.
1. Primeiro as boas maneiras, depois o conhecimento.
Os estudantes japoneses não fazem testes até atingirem os 10 anos, na quarta classe. Nos três primeiros anos os professores dão mais importância à educação para a cidadania. Eles ensinam o respeito pelas pessoas e animais, a generosidade e também a honestidade.
2. As aulas começam a 1 de abril.
O início das aulas coincide com as cerejeiras em flor, simbolizando de uma forma especial o começo do ano escolar. Para eles, o curso tem três semestres: de 1 de abril a 20 de julho, de 1 de setembro a 26 de dezembro e de 7 de janeiro a 25 de março. As crianças japonesas descansam durante 6 semanas no verão e por 2 semanas no inverno e primavera.
3. Nas escolas japonesas não existe pessoal de limpeza.
Os estudantes são responsáveis pela limpeza de todas as salas. Assim, eles aprendem os conceitos de higiene, limpeza e responsabilidade, que são tão ou mais importantes do que a matemática!
4. Os almoços são iguais para todos e todos os alunos têm de comer juntos.
Professores e alunos comem todos a mesma comida. Para além disso, os menus escolares são preparados por cozinheiros e nutricionistas especializados. Algumas das frutas e legumes são cultivadas no pátio da escola.
5. É normal ter aulas fora da escola.
Para entrarem em uma boa faculdade, as crianças têm aulas fora da escola. Algumas pessoas podem achar este método estranho, mas a verdade é que é raro as crianças deste país repetirem o curso.
6. Aprender a arte da caligrafia e poesia.
A arte de escrever é tão valorizada como pintura. O haiku, uma forma de poesia, também se torna relevante para as crianças japonesas valorizarem e respeitarem a história de seus antepassados.
7. Todas as crianças usam uniformes.
Todas as crianças são obrigadas a usar uniformes. Embora muitas escolas tenham a sua própria roupa, geralmente os meninos usam roupas de estilo militar, e as meninas vestem uma saia tipo marinheiro e blusa.
8. A frequência das aulas é de 99.9%.
É difícil encontrar um aluno que faltou às aulas. Para além disso, eles não chegam atrasados e 91% dos estudantes prestam atenção ao tudo o que seus professores dizem.
9. Os resultados do exame final decidem tudo.
Depois do ensino médio, os alunos têm um exame final que determina se eles entram ou não para a universidade. No Japão eles chamam de “exame infernal”. Apesar disso, 76% dos alunos conseguem chegar à faculdade.
10. Os anos de faculdade são as “melhores férias”.
Depois de muitos anos de preparação, esses anos são considerados os melhores na vida de um japonês. É a altura mais despreocupada para os alunos que passaram anos a preparar-se para o “exame infernal”.
O que acha desse sistema de educação? Partilhe e dê a sua opinião!