Ultimamente tem se falado muito do jogo “Baleia Azul” e já há notícias de que este já começou a fazer vítimas em Portugal!
As redes sociais vieram para ficar, e mudaram a forma como comunicamos com o mundo, mas a verdade é que estas nem sempre são utilizadas da melhor forma, podendo ser um autêntico perigo de várias formas, para os seus utilizadores.
Antes de explicar o que é este perigoso e horrível “jogo” que tem circulado nas redes sociais por todo o mundo, deixamos aqui um alerta:
Alertamos, para que pais, familiares, escola e todos aqueles que interagem com crianças e jovens estejam atentos aos sinais de cortes, ferimentos, mudanças de comportamento repentinas, comportamentos estranhos, entre outras situações incomuns, suspeitas e perigosas. Partilha, para que todos tenham conhecimento deste perigo que pode atingir os mais jovens, que tem feito cada vez mais vítimas pelo mundo inteiro!
Mas afinal, que jogo é este, o jogo da “Baleia Azul”?
Como sabemos, a Internet é um mundo onde pode existir de tudo e mais alguma coisa, e por isso, tem o seu lado bom e também o seu lado negro… Tudo está relacionado com a forma como a utilizamos.
Atualmente, a maioria das crianças e jovens têm acesso a este mundo imenso… muitas vezes sem conhecimentos nem noção dos riscos e perigos que podem encontrar, e como se podem proteger dos mesmos.
Assim, não é de admirar que, à procura de desafios, entrem em dinâmicas perigosas como é o caso do jogo da “Baleia Azul”.
O que é o jogo da “Baleia Azul”?
O jogo da “Baleia Azul” consiste num conjunto de 50 desafios em que o objetivo final é que o jogador se suicide. Parece estranho, mas a realidade é que tem tido muita adesão e tem tomado proporções bastante significativas nas redes sociais.
O jogador, assim que cumpra um desafio, deve enviá-lo a alguém denominado de “curador”, ou seja, aquele que irá avaliar se o desafio foi cumprido.
Um dos desafios consiste em colocar a hashtag #i_am_whale nas redes sociais e uma breve pesquisa pelo Facebook mostra-nos a quantidade de pessoas a aderir ao jogo.
Os 50 desafios foram divulgados por um site brasileiro e podem vê-los na lista abaixo.
Os 50 desafios do jogo da Baleia Azul
- 1 – Com uma navalha, escreva “F57” na palma da mão e em seguida envie uma foto para o curador.
- 2 – Veja filmes de terror e psicadélicos às 4h20 da manhã, mas deve ser um filme que o curador indique e depois vai fazer perguntas para ver se o viu mesmo.
- 3 – Corte o braço com uma lâmina, “3 cortes grandes” mas é preciso ser sobre as veias e o corte não precisa ser muito profundo. Envie foto para o curador e seguirá para o próximo nível.
- 4 – Desenhe uma baleia azul e envie a foto para o curador.
- 5 – Se está pronto para se tornar uma baleia escreva “SIM” na sua perna. Se não, corte-se muitas vezes, “Castigue-se”.
- 6 – Tarefa em código.
- 7 – Escreva “F40” na sua mão e envie uma foto ao curador.
- 8 – Escreva “#i_am_whale” no seu estado do VKontakte (Rede Social Russa) ou no Facebook. O texto significa “Eu sou uma Baleia”.
- 9 – Ele vai-lhe dar uma missão baseada no seu maior medo, ele quer fazer superar esse medo.
- 10 – Acorde às 4h20 da manhã e suba a um telhado, quanto mais alto melhor.
- 11 – Desenhe uma foto de uma baleia azul na mão com uma navalha e envie a foto para o curador.
- 12 – Veja filmes de terror e psicadélicos, todas as tardes.
- 13 – Ouça as músicas que os “curadores” te enviarem.
- 14 – Corte o seu lábio.
- 15 – Fure a sua mão com uma agulha muitas vezes.
- 16 – Faça algo doloroso, “magoe-se”, fique doente.
- 17 – Procure o telhado mais alto e fique na borda por algum tempo.
- 18 – Suba a uma ponte e sente-se na borda por algum tempo.
- 19 – Suba a um guindaste ou pelo menos tente.
- 20 – No próximo passo o curador irá verificar se você é de confiança.
- 21 – Encontre outra baleia azul, “outro participante”, o curador vai indicar-lhe.
- 23 – Pendure-se novamente num telhado alto e apoie-se na borda com as pernas penduradas.
- 23 – Outra tarefa em código.
- 24 – Tarefa secreta.
- 25 – Reunião com uma baleia azul que o curador lhe vai indicar.
- 26 – O curador irá indicar a data da sua morte e você aceitará.
- 27 – Acorde às 4h20 e vá a um caminho de ferro.
- 28 – Não fale com ninguém o dia todo.
- 29 – Faça um voto de que você é realmente uma Baleia Azul.
- 30 ao 49 – Todos os dias deve acordar às 4h20 da manhã, ver a vídeos de terror, ouvir música que “eles” lhe enviam, fazer um corte no seu corpo por dia e falar “com uma baleia”.
- 50 – Tire a sua própria vida.
O jogo, que se suspeita tem origem russa, começou por ter muito impacto no Brasil, onde foi instaurado um inquérito após a mãe de um menino de 12 anos ter denunciado a situação de o filho ter sido convidado a participar num conjunto de desafios perigosos.
Outras notícias relatam que, em fevereiro, duas adolescentes, uma de 15 anos e outra de 16 anos, saltaram de um prédio de 14 andares em Irkutsk (Sibéria). As jovens suicidaram-se após completaram os 50 desafios, sendo que uma das jovens havia partilhado, na sua conta do Facebook, a fotografia de uma baleia, no mesmo dia da fatalidade.
Sabe-se ainda que, os ditos ‘curadores’ pressionam os jogadores, ameaçando-os caso não cumpram os desafios.
Jogo chegou a Portugal…e já fez a primeira vítima
Recentemente começou-se a falar do jogo da “Baleia Azul” no nosso país e hoje há a notícia de que este já fez a primeira vítima.
Trata-se de uma jovem de 18 anos, do Algarve, que terá saltado de um viaduto para uma linha férrea, em Vale Selves, Albufeira, sendo encontrada durante a madrugada de hoje com vários cortes e ferimentos pelo corpo. Segundo o CM, a jovem tinha escrito, suspeita-se que com uma navalha, a palavra “Sim” numa das pernas.
Já no hospital, a jovem contou que estava a participar no jogo da “Baleia Azul”.
A jovem foi encontrada depois de os vizinhos terem ouvido os seus gritos, tal como contou, ao CM, uma testemunha que vive perto do local:
Ouvi um barulho cá fora e apercebi-me de alguém a gritar por socorro, chamei a GNR e depois percebi que era uma rapariga que se tinha atirado do viaduto.
E infelizmente, continua a fazer mais vítimas
PJ investiga caso de adolescente internada por jogar “Baleia Azul”
Uma menor, de 15 anos, residente em Matosinhos, foi internada, na noite de terça-feira, com cortes alegadamente provocados num desafio do jogo online “Baleia Azul”.
Terá sido uma vizinha da adolescente a alertar a mãe para os perigos do jogo, que levaram a menor a automutilar-se.
Terça-feira, ao final da tarde, a mãe levou a filha ao Hospital de S. João, no Porto, onde se verificou que tinha cortes numa mão, braço e no peito. Apesar de não correr perigo de vida, a adolescente ficou internada.