Para que serve kefir?
O intestino é habitado por bactérias boas e más. Quando há desequilíbrio e o número de micro-organismos ruins prevalece, a saúde sofre.“O intestino é chamado de segundo cérebro pois é um dos órgãos mais importantes do corpo. Entre as suas funções importantes está, por exemplo, a produção de células do sistema imunológico. Ou seja, ele sempre precisa estar regulado para que a saúde seja boa“, explica a nutricionista funcional e esportiva Giovana Canno.
Um dos grandes benefícios do kefir é justamente a melhora da flora intestinal, ou seja, a recolonização de bactérias boas no intestino.
Chamadas de gram-positivas, elas liberam uma substância chamada bacteriocina que elimina os micro-organismos ruins.Com isso, o sistema é reequilibrado, a imunidade ganha força, a função intestinal melhora e as doenças não surgem com tanta facilidade.
Contra o cancro
Vários estudos relacionam a bactéria proveniente do alimento à prevenção de tumores. Uma pesquisa da Universidade McGill, no Canadá, descobriu que o kefir reduziu a incidência de células do cancro de mama humano em 56%, em comparação com apenas 14% para o extrato de iogurte comum. Contudo, os cientistas ainda avaliam a veracidade dessa propriedade.De acordo com a nutricionista Giovana Canno, o poder antioxidante e a melhora do sistema imune são outros indícios de que o kefir pode combater e prevenir células malignas.
Kefir para candidíase e infecção urinária
O kefir pode ajudar a saúde vaginal de diferentes maneiras.Como ânus e vagina são muito próximos, a colonização de bactérias ruins no intestino pode fazer com que a vagina também seja infectada. Com isso, o risco de doenças do trato ginecológico é maior, como infecção urinária e candidíase de repetição. Como o kefir regula o fluxo de micro-organismos no intestino, ele reduz as chance de esses problemas surgirem e ainda ajuda a tratá-los caso já tenham aparecido.Além disso, por melhorar a imunidade, ele pode também a longo prazo, diminuir a recorrência de infecções.Há, ainda, estudos que apontam que é possível que as bactérias boas dos probióticos cheguem à flora vagina e a restabeleçam, assim como seu pH, diminuindo a chance de infecções por micro-organismos oportunistas, como a candida – mas essas pesquisas ainda não são conclusivas.
Combate o colesterol alto
Sais biliares são componentes produzidos pelo fígado que são essenciais para digestão de gorduras no corpo. Um dos benefícios do kefir é auxiliar na fabricação dessas substâncias e, indiretamente, reduzir os níveis de colesterol através de uma metabolização potencializada.