Foi durante o fim de semana passado, mais precisamente no sábado dia 19 de Fevereiro, que uma cria de golfinho riscado (Stenella coeruleoalba) foi encontrada, fora de água, na Praia do Baleal.
Ao que o Beachcam.pt apurou, a rápida e eficaz intervenção da população local bem como a de uma escola de surf que se encontrava a dar aulas, permitiu com que o animal ficasse hidratado e protegido em local seguro até à chegada de uma equipa de resgate do CRAM-Q (Centro de Reabilitação de Animais Marinhos de Quiaios) contactada pela Polícia Marítima, que posteriormente tratou de devolver o animal ao seu habitat natural.
Ao contrário do que se tem passado lá fora, todos os envolvidos na operação uniram esforços no sentido de ajudar o animal não criando um circo mediático à volta do mesmo.
Uma história com um final, feliz.
O golfinho riscado é uma espécie de golfinho que se distribui praticamente por todo o mundo, conhecida pela sua risca que vai desde os olhos até à cauda e pelo seu aspecto e feitio dócil. Infelizmente a população destes golfinhos no e perto do Mar Mediterrâneo está em risco devido a poluição, doenças, e captura acidental em redes de pesca.
Se também tens orgulho da forma como os Portugueses trataram este ser inofensivo, ao contrário do que tem acontecido em outros países… PARTILHA!!!