A organização de um frigorífico não deve ser feita de forma a ser mais fácil ou eficaz para encontrar o que procura dentro dele. Claro que ter um frigorífico bem organizado e arrumado ajuda a baixar o desperdício de comida das famílias e a manter os alimentos frescos durante muito mais tempo.
Mas como já foi dito acima a organização dos alimentos no frigorífico não deve ser feita de forma mais eficaz para os encontrar, como por exemplo os produtos lácteos. Quando falámos em produtos lácteos o primeiro que nos vêm à cabeça é o leite, entre outros… No caso do leite, por exemplo, o mesmo não deve ser armazenado na porta do frigorífico, isto porque a porta do mesmo é a zona mais susceptível a mudanças de temperatura fazendo com que este género de produtos se estrague mais rapidamente.
Veja na galeria de imagens abaixo, dicas úteis do famoso site Delish que vão ajudar a aproveitar ao máximo o seu frigorífico de forma a manter os alimentos frescos durante mais tempo:
Temperatura ideal do frigorífico deve estar entre os 0.56ºC e os 3.89ºC. Nunca coloque alimentos quentes no frigorífico, pois se colocar vai fazer com que a temperatura geral do frigorífico suba e pode ter como consequências estragar alimentos e levar a uma intoxicação alimentar.
Como armazenar e organizar os alimentos: As compotas depois de abertas devem ser mantidas no frigorífico. Quanto aos alimentos cozidos devem estar muito bem tapados. Já a carne crua e o peixe, por sua vez, devem estar selados.
O que devo colocar nas prateleiras superiores? Os restos de comida.
E nas prateleiras médias/baixas o que coloco? Os produtos lácteos como o leite, o iogurte, o queijo e a manteiga
Nas prateleiras inferiores, o que devo colocar? Esta é a parte mais fria do frigorífico, onde deve manter a carne e o peixe cru.
E nas gavetas? A fruta, a salada e os legumes. Também é um óptimo lugar para armazenar ervas.
O que deve ficar nas prateleiras da porta do frigorífico? As compotas e sumos.
Partilha estas dicas com os teus amigos e familiares.
Imagens: Delish