O micro-ondas foi um dos electrodomésticos que facilitou mais a vida na cozinha e há mesmo pessoas que pensam que ele ser para tudo e que podem colocar lá tudo.
Mas não é bem assim, existe muitas coisas que não podem ser colocadas no micro-ondas.
Neste artigo apresentamos uma lista de artigos que não podem ser colocados no micro-ondas, mas que muitas pessoas pensam que sim.
Cuidado…
Fruta
Certas frutas, como maçãs e bananas, perdem o sabor quando colocadas no micro-ondas, mas não representam um risco. As uvas, por outro lado, vão explodir. O mesmo acontece com as frutas secas, como a uva passa, que deixam a cozinha completamente defumada.
Embalagem de cartolina
Elas não são convenientes: as embalagens de cartolina podem pegar fogo no micro-ondas. Se colocar algum recipiente com a alça de metal, ele pode pegar fogo e danificar o seu electrodoméstico para sempre.
Papel de alumínio
Qualquer metal irá desintegrar o seu micro-ondas. Eles não devem ser colocados dentro de jeito nenhum. Os mais finos, como o papel alumínio, são ainda mais perigosos que os grossos. Estes últimos têm o inconveniente de que não esquentam a comida nunca — o metal reflete as micro-ondas e simplesmente não deixa a comida esquentar. O metal fino absorve as correntes eléctricas geradas dentro do micro-ondas e faz esquentar muito rápido o conteúdo, aumentando o perigo de incêndio.
Plástico
Mais ou menos 95% dos plásticos, quando aquecidos, liberam fumaça tóxica — inclusive boa parta daqueles que, segundo os fabricantes, são aptos para micro-ondas. Tente evitar recipientes de plástico, já que as substâncias eliminadas não fazem bem à saúde.
Ovos
Talvez ainda não saiba, mas o aquecimento acelerado produz muito vapor em baixo da casca. Como não há nenhuma outra camada de proteção, o ovo irá explodir. Isso não necessariamente irá destruir o seu micro-ondas, mas a limpeza não será fácil.
Xícaras térmicas
É verdade que muitas xícaras desse tipo foram feitas para serem levadas ao micro-ondas, mas apenas as que são aptas para isso. No melhor dos casos, a xícara que não está apta simplesmente não deixará o líquido aquecer. No pior dos casos, pode destruir o micro-ondas, porque muitas delas têm componentes de aço inoxidável.
Carne congelada
A carne congelada, até mesmo em uma temperatura indicada para descongelar, acaba sendo aquecida de maneira desigual. O interior ficará congelado e a parte externa parecerá cozida.
Xícaras e pratos antigos
A porcelana antiga, em geral pintada à mão, não deve ser usada no micro-ondas. De acordo com a revista Smithsonian, especializada em ciência, certas xícaras e pratos fabricados antes da década de 60 podem emitir radiação.
Sacos de papel castanhos
Nada parece mais inofensivo que uma sacola de papel. Não obstante, quando levadas ao micro-ondas, elas liberam uma grande quantidade de fumo tóxico. Além disso, sob muito calor, podem pegar fogo.