É possível plantar batatas e tomates numa só planta! E é tão fácil desta forma!

Gostavas de poupar espaço no teu jardim? Então agora já podes ter batatas e tomates com apenas uma planta, e é mesmo fácil de fazer.

Se não sabias, os vegetais e as frutas podem ser enxertados em conjunto. Neste caso, tanto a batata como o tomate são vegetais da família Solanaceae e isso favorece o sucesso da enxertia. Os tomates ficam na parte superior da planta e as batatas vão ficar na parte de baixo, no lugar da raiz. Apenas vai precisar de uma pequena área do seu jardim para fazer este dois em um.

A técnica da enxertia não é muito difícil. Mesmo que não seja um entendedor da arte de jardinagem, vai conseguir seguir o processo. Ele pode não correr bem da primeira vez, mas depois de apanhar o jeito vai ser muito fácil.

Siga estes passos para fazer a enxertia de planta de tomate e da batata:

tomate_batata_2

  • Comece por encher um recipiente seco (por meio de drenagem) com terra, deixando um espaço de 10 cm entre a terra e a extremidade do recipiente. A terra não deve ficar compactada no recipiente, porque isso priva o bom crescimento da planta;

  • Em seguida, plante um tomateiro, com mais ou menos 10 cm de altura, e uma batateira com a mesma medida. Essas plantas devem estar próximas uma da outra, de forma a se cruzarem. Apenas deve manter as raízes afastadas;

  • Corte 1/3 do diâmetro do caule de cada uma das plantas;

  • Depois junte esses dois caules na zona onde fez os cortes e prenda as duas plantas com uma corda ou com fita de enxertia. Só pode retirar as fitas quando reparar que as plantas estão a crescer;

  • Quando as plantas estiverem bem unidas, pegue numa tesoura de poda e corte a parte inferior do tomateiro e a parte superior da batateira, num ângulo de 45 graus e 2 cm em cada um deles.

  • Depois destes processos, tem que regar as plantas regularmente.

Neste caso, se faz a enxertia para poupar espaço no jardim, mas normalmente a enxertia pode ser utilizada para minimizar ou eliminar os danos causados por doenças de plantas.

Se a planta continuar a crescer é porque a enxertia foi eficiente. Se começaram a aparecer folhas murchas e amareladas, é porque a enxertia não foi bem concretizada. Para cultivar outras espécies repita o mesmo processo, mas se certifique que elas podem ser enxertadas em conjunto.


Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.