Todos nós ficamos incomodados com a cera no ouvido, certo? Tem dias que nem aquela cutucada com cotonete resolve o problema.
No entanto, a cera de ouvido, tecnicamente, serve para proteger a região auditiva. Por mais estranho que seja deixar acumular toda aquela crosta amarela e fedorenta no teu ouvido, essa é a recomendação dos otorrinos.
Além disso, cotonetes não são recomendáveis para limpar o ouvido. Na verdade, eles prejudicam o canal auditivo. A finalidade da cera de ouvido é manter o teu ouvido limpo! Isso mesmo. Ajuda contra infecções, afastando a poeira e sujidade dos nossos tímpanos, também sendo um importante anti bacteriano e de lubrificante.
Acredita, os nossos ouvidos limpam-se sozinhos! Quando a cera seca, com ajuda do movimento maxilar, a cera velha é trazida para fora do ouvido. Por isso aquela comichão básica. Toda a vez que usamos cotonetes, estamos na verdade a empurrar mais cera para dentro do ouvido.
Então, como fazer para limpar essa mistela amarela que tanto incomoda? Uma dica é misturar partes iguais de vinagre e álcool líquido, uns 60 ml basta. Para praticantes de natação, essa é a melhor forma para remover a água que fica retida no ouvido. O álcool contribui para a água evaporar e a acidez do vinagre combate as bactérias.
Simples, não acham?