Existe um fundo europeu para ajudar os desempregados! Mas o governo ignora e ainda não se inscreveu!
O Governo ignora a situação e ainda não se inscreveu no fundo europeu para ajudar os desempregados.
O fundo tem o nome de “Fundo Europeu de Apoio à Globalização” e foi criado precisamente para ajudar os países europeus a fazerem face às elevadas taxas de desemprego.
O Jornal de Negócios revela que apesar da taxa de desemprego já ter chegado perto dos 18%, o Governo português nunca submeteu qualquer pedido de apoio a Bruxelas. Esta informação foi confirmada pela Comissão Europeia.
Nestes últimos anos em que se fez sentir mais a crise do desemprego, muito devido às medidas de austeridade impostas(e aceites), 10 países já recorreram a esse fundo, tem recebido cerca de 11 milhões de euros, para ajudar cerca de 28 mil desempregados.
O Fundo Europeu de Apoio à Globalização foi criado inicialmente para apoiar aqueles trabalhadores que perdiam os seus postos de trabalho devido a mudanças geográficas das empresas, mas devido à crise económica, esse fundo passou a estar também disponível para ajudar todos os que perderam o seu emprego devido à crise pós 2008.
“A mobilização do Fundo só é possível através do pedido do Estado-membro, já que são as autoridades nacionais que decidem se querem ou não candidatar-se ao financiamento”, explicou ao jornal “Negócios” uma fonte oficial da Comissão Europeia.
O Jornal de Negócios já questionou o Ministério do Emprego e Solidariedade Social, que à data, ainda não se pronunciou.
“Orgulhosamente sós”, “quem paga sou eu!”, são expressões latinas que me vêm a memória para descrever o que se tem vindo a passar em Portugal, muito à custa da teimosia deste governo bem expressa na pessoa do Primeiro Ministro, em ser o “bom aluno” e o “bom pagador”(para garantir o seu tacho europeu no futuro). Pudera, eu com o dinheiro dos outros também sou bom aluno e bom pagador… este parágrafo foi apenas um desabafo.