Este enorme mistério que sempre deixou todo o mundo intrigado, foi finalmente revelado! Sempre foi um mistério, durante muitos séculos, como é que numa época tão longínqua, com uma tecnologia tão primária, se poderiam ter erguido pedras com cerca de 2,5 toneladas para criar as pirâmides egípcias.
Uma estudo, levado a cabo por um grupo de investigadores da Universidade de Amesterdão, garantiu em declarações à Physical Review Letters ter descoberto finalmente este segredo.
Tudo tem a ver com física e com o atrito que as enormes pedras poderiam causar na areia. Ao que foi apurado, a areia era molhada com grandes quantidades de água, empurravam-se plataformas enormes com todo o material até ao local da construção.
A humidade fazia com que os grãos de areia de se juntassem, alterando a rigidez relativa da matéria, o que fazia com que não se criassem autênticos montes de areia em frente da plataforma, reduzindo para metade a força aplicada pelos trabalhadores.
Os egípcios bem nos tentaram explicar, nas paredes no túmulo de Djehutihotep, através de desenhos de 1900 A.C. As imagens mostram um homem a colocar água na areia, com uma espécie de trenó.
“Os físicos colocaram numa espécie de bandeja de areia, uma versão de trenó egípcio. Eles determinaram a força de tracção necessária e a rigidez da areia como uma função para a quantidade de água na areia” aponta o documento da Universidade de Amesterdão.
Fique com algumas das imagens para compreender melhor: