Algumas coisas neste mundo são duras de ver e de ouvir. E uma criança a sofrer é sem dúvida uma das situações que despedaçam os nossos corações. Devido a isso, uma imagem tornou-se viral recentemente. Ela foi captada na Argentina, e mostra uma menina que morre de sede a beber água de uma poça no chão.
A fotografia foi tirada no dia 14 de dezembro, na capital provincial de Misiones, num dia em que a temperatura atingiu os 38 °C. Na imagem, podemos ver uma pequena menina Guarani (comunidade indígena da região de Misiones), indefesa e a morrer de calor. E o pior de tudo? Ela estava a beber água estagnada de uma poça para conseguir matar a sede.
Foi um jornalista chamado Migue Rios quem fez a foto e denunciou aquela situação preocupante em que vive a comunidade Guarani na Argentina. Ele acrescentou na descrição o seguinte: “Enquanto o país evolui, esta menina Guarani está a beber água do solo. Estamos a fazer algo de errado como sociedade, não é verdade?”
Muito rapidamente a foto foi partilhada por várias zonas do mundo. Alguns internautas estão indignados pelo fotógrafo não ter ajudado a menina. Então, ele respondeu: “Eu quero esclarecer que as crianças foram ajudadas depois. A foto foi tirada por um pedestre, e eu decidi colocá-la no meu Facebook para que eles se consciencializassem de uma vez por todas da realidade em que vivemos.
Acho que a melhor maneira de protestar é fazer-nos ouvir, porque o único interesse deles é roubar-nos. Vamos parar de nos enganar e sacudi-los!”, termina o jornalista. A situação em que a comunidade indígena vive é deplorável, especialmente para uma nação que possui riquezas naturais para desenvolver uma economia bem sucedida.
Partilhe o artigo para divulgar a mensagem sobre as condições de vida dos guaranis na Argentina!