O facto de sermos um país com muito sol e uma atitude relaxante contribui para a felicidade geral dos expatriados.
Este é o quarto ano do Expat Insider, um dos maiores estudos do mundo que analisa o modo de vida dos expatriados.
Este ano, foram entrevistadas mais de 12.500 pessoas que trabalham fora do seu país e que são de 166 nacionalidades, Portugal é o país que mais subiu neste ranking (13 lugares desde 2016), ocupando a quinta posição nos melhores países para se viver e a primeira posição no que diz respeito à qualidade de vida.
Os entrevistados foram questionados sobre várias categorias, opções de lazer, transportes, saúde e bem-estar, segurança e felicidade pessoal.
Portugal surge no top 15 em todas elas, o que se traduz na liderança do índice de qualidade de vida.
Portugal lidera na qualidade de vida
O país asiático Taiwan, vencedor desta categoria em 2016, cedeu o lugar no topo deste ranking a Portugal. Com a Espanha a ocupar a terceira posição, outro país ibérico a conquistar o seu lugar no top três.
A popularidade entre os expatriados – pelo menos quando se trata de qualidade de vida – é em grande parte devido ao clima e às atividades de lazer amplamente disponíveis. Nas opções de lazer, Portugal ocupa a segunda posição neste ranking de 65 países. De todos os entrevistados, não existe uma única resposta que critique o clima português, quase dois terços (65%) classificou-o como excelente em comparação com 26% no resto do mundo.
O bom resultado na subcategoria de saúde e bem-estar – nona posição em todo o mundo – deve-se em grande parte à qualidade do ambiente em Portugal. Nove em cada dez entrevistados avaliaram o ambiente português de forma muito positiva (94%), a média mundial é de 64%.
No que diz respeito à subcategoria Segurança, o país surge na 11ª posição. Esta não é uma razão para preocupação: a tranquilidade é o fator mais bem classificado nesta categoria, com 77% dos entrevistados a considerarem Portugal um país muito pacífico – apenas a Finlândia tem resultados ligeiramente melhores (78%). Nem um único entrevistado está preocupado com a segurança pessoal – são preocupações persistentes sobre a estabilidade política que mantém esta classificação um pouco mais baixa.
Por último, 94% dos imigrantes em Portugal estão satisfeitos com as oportunidades de viagem. No entanto, nem todos os que participaram nesta pesquisa estão satisfeitos com as infraestruturas de transporte: um em cada 11 (9%) classifica este ponto como muito negativo.
No geral o facto de sermos um país com muito sol e uma atitude relaxante pode contribuir para a felicidade geral dos entrevistados: apenas 4% expressaram alguma insatisfação com a nova vida em Portugal. Um entrevistado resumiu todas estas qualidades da seguinte forma: “Esta é uma joia de país escondido à vista de todos”.
Veja o ranking dos 15 melhores países para se viver:
- 1- Bahrain
- 2- Costa Rica
- 3- México
- 4- Taiwan
- 5- Portugal
- 6- Nova Zelândia
- 7- Malta
- 8- Colômbia
- 9- Singapura
- 10- Espanha
- 11- República Checa
- 12- Vietname
- 13- Holanda
- 15- Luxemburgo
- 15- Malásia