Quantos pontos pretos vês nesta imagem? Será que os estás a ver todos? Tens a certeza?

Será que consegues olhar para todos os pontos pretos ao mesmo tempo? Faz o teste e descobre já.

É impossível olhar para todos os pontos pretos ao mesmo tempo. E não, não é um gif, é o teu cérebro que brinca contigo desta forma.

Akiyoshi Kitaoka, professor de Psicologia da Universidade Ritsumeikan, em Kyoto, ’invadiu’ as redes sociais com esta ilusão de ótica, após publicá-la no seu perfil no Facebook. No post, ele explica que o efeito visual provocado pela imagem é resultado das limitações da nossa visão periférica.

pontos_pretos_1

A imagem é obra de Jacques Ninio e Kent A. Stevens, e é uma variação da Grelha de Hermann, na qual aparecem vários pontos que não conseguimos ver (efeito de grelha cintilante), mas neste caso é justamente o contrário, pois em vez de ver pontos que não existem, a nossa visão apaga-os (efeito de inibição).

pontos_pretos_2

Nesta imagem de Schrauf, podemos ver os dois fenómenos. O efeito cintilante nos faz enxergar um quadriculado com pontos pretos que não existem quando movemos os olhos pela imagem. O efeito de inibição é o oposto, quando focamos a visão em uma área e vemos um conjunto de pontos brancos, mas é impossível enxergá-los todos de só vez.

Magia? Não. Nosso cérebro e toda sua complexidade nos aplicando uma peça.


Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.