Vale a pena retirar o carregador do telemóvel da tomada quando a carga está completa?
Ora aqui está um artigo que não interessa a 99% das pessoas que seguem este blogue. É daqueles só mesmo para “maluquinhos” da poupança, ou nem isso.
É que mesmo que se possa fazer alguma coisa para poupar neste aspecto diário das nossas vidas será sempre uma poupança tão ridícula que não estou a ver ninguém sequer a preocupar-se com isso.
Espera! Eu lembrei-me. Aliás, tenho essa curiosidade há bastante tempo. Portanto, mesmo que isto não vos interesse rigorosamente nada, quero partilhar com o eventual “António” de Vila Real ou a “Francisca” do Paúl quanto custa REALMENTE carregar o telemóvel todos os dias.
Medi o carregamento minuto a minuto durante 1 mês
Como já vos disse várias vezes, tenho um aparelho em casa que mede todos os consumos de electricidade minuto a minuto e em tempo real. Depois, na internet posso ver o gráfico do comportamento da electricidade da minha casa (tipo electrocardiograma). Ando a fazer isto aparelho a aparelho. Sim, há quem coleccione selos ou restaure automóveis, eu divirto-me com estas coisas :).
Quanto custa carregar o telemóvel?
Durante um mês registei o consumo do carregamento dos telemóveis numa determinada tomada. Por vezes só está a carregar 1 telemóvel, às vezes 2 e noutras situações também está a carregar um pequeno tablet. Portanto, estes dados referem-se nos picos ao carregamento de 3 aparelhos. Este é o “electrocardiograma” desses carregamentos. Em muitas situações diria a maior parte do tempo só estão os carregadores na tomada sem carregar nada. Não me dou ao trabalho de os retirar (há quem o faça).
Portanto, como podem ver, quando carregamos os telemóveis o consumo de electricidade é tudo menos estável. Por exemplo, usar o telemóvel enquanto carrega consome obviamente mais. Eu sei que é óbvio, mas eu avisei que este artigo é para viciados nestas coisas. Se acha que isto é uma perda de tempo pode saltar já do comboio.
Quanto gasta por dia por carregar o telemóvel?
Posto isto, o máximo diário que o carregamento de 3 aparelhos teve ao longo dos últimos 30 dias (como podem ver no gráfico abaixo) foi de 0,084 kWh.
Multiplicando esse consumo por 0,20 € (o valor com IVA do kWh que pagamos em média na factura da luz) dá a fantástica quantia de 0,0168 €. Ou seja, não chega no máximo a 2 cêntimos por dia. Dá menos de 50 cêntimos por mês.
Este é o gráfico do consumo em euros por dia, ainda sem IVA.
Portanto, em resumo: Desligar o carregador da parede ou da tomada parece-me uma poupança negligenciável. Ou seja, pode fazê-lo, mas o consumo de carregar o telemóvel é tão pequeno que diria que não dá para o esforço de o retirar da tomada cada vez que o carregamento fica completo.
Se fizer questão de o fazer por razões ambientais ou outras, tudo bem. Mas do ponto de vista puramente financeiro, não é relevante.
E pronto, assim tirei uma dúvida a mim mesmo. E se tirei esta dúvida a mais um ou 2 fico contente. Aos outros, obrigado pela paciência :).