Sabias que 70% do território mundial foi descoberto por Portugueses?

Muitas pessoas desconhecem, principalmente os estrangeiros que hoje em dia olham para nós como um país pedinchão e parasita da Europa, mas a verdade é que fomos precisamente nós, os portugueses, que em tempos desbravámos território indígena e deserto pelos quatro cantos do mundo, e se assim não tivesse sido, esses sítios que agora são países, nações, nunca se teriam desenvolvido tão depressa.

Há quem diga até que perdemos demasiado tempo nas descobertas, e que por isso enquanto outros países se desenvolviam, nós ficámos um bocado parados no tempo e que isso ainda hoje se reflecte no estado em que está o nosso país.

Sou de opinião contrária a essa linha de pensamento, o nosso país está como está pelos sucessivos (des)governos que tem tido ao longo da história, e porque não havia educação suficiente da população para perceber isso. Aos poucos voltaremos a erguer-nos das cinzas e a ser de novo uma grande nação! Mais de meio mundo já foi nosso, não é brincadeira!

territorio_portugues_descobrimentos

Os descobridores levaram com eles cultura e conhecimento, trouxeram de volta outras culturas e materiais exóticos de locais que naquele tempo eram considerados impossíveis de alcançar. O mundo mudou para sempre as suas fronteiras e configuração graças aos portugueses. Nasceram assim inúmeros países novos, os primeiros cidadãos do mundo que deixou entretanto de ser plano, como se acreditava ser naquele tempo. E mais houvesse para explorar, que certamente os portugueses teriam lá ido!

Descobertas:

  • 1434 – Cabo Bojador

  • 1471 – Equador

  • 1488 – Cabo da Boa Esperança

  • 1498 – Índia

  • 1500 – Brasil

  • 1513 – China

  • 1522 – Austrália

  • 1542 – Califórnia

  • 1543 – Japão

  • 1550 – Nova Zelândia

É de lamentar que as gerações de (des)governantes que nasceram após estes verdadeiros heróis não tenham sabido aproveitar o que eles conquistaram. Por isso da próxima vez que achares que és demasiado pequeno(a) para fazer a diferença, lembra-te, um país minúsculo já foi “dono” de quase 70% do mundo!


Segue a nossa página de facebook:



Vais Gostar de Ver

43 thoughts on “Sabias que 70% do território mundial foi descoberto por Portugueses?

  1. O política de conquista foi excelente, mas a política de manutenção desses territórios foi ineficaz, ineficiente e desastrosa.

    Valmir Ferreira, mestre em História.

  2. A política de conquista lusitana foi excelente, mas a política de manutenção desses territórios foi ineficaz, ineficiente e desastrosa.

    Valmir Ferreira, mestre em História.

  3. A história deste país deve ser a escrita por pessoas insuspeitas! Isto de história não é banda desenhada! Em que os piratas são os outros!…Quando fomos nós. Andamos ao colo dos Ingleses e vamos continuar!..Graças ao” vinho do porto” e ao produtos roubados ao Brasil.Quanto ao descobrir!.. O quê? Onde esteve a nossa força para segurar fosse o que fosse? Nem o País segurava-mos!…A guerra colonial!…Quando o mundo nos condenou por oprimir os povos dessas colónias! Não alimentem ilusões!..Continuamos a ser um País de corruptos, covardes e sem vergonha (Me onde desculpar os honestos deste país que apesar de poucos existem!)

  4. Meu nome é Marco Antônio Nakazato, sou brasileiro, amante de história, e agora mais esclarecido, admirador incondicional de Portugal e dos portugueses, cuja história é gloriosa de descobrimentos, conquistas, alianças e emprego do conhecimento científico e astronomia. A única diferença de Portugal para as potências capitalistas inglesas, holandesas e francesas é que portugueses trabalham enquanto outros se especializaram em denegrir reputações e roubar com corsários e piratas condecorados e regiamente recompensados por seus suseranos. Tenham orgulho de sua história verdadeira que é gloriosa, a dos outros são ficções bom possíveis de um passado feio, sem honra, sem brilho e de ganância. Viva Portugal, viva Brasil! ????

    1. Obrigado!!!!! Como sempre tem de ser uma pessoa de fora para nos dar valor! apesar de à muito o tempo se ter perdido esse valor por cá em portugal!!! Como vê o que não falta aqui são comentários disparatados!!!! Enfim!!! Um abraço Para o Brasil e para todos os tugas e não só espalhados pelo mundo!!!!!

    2. obrigado o Sr por esta narraçao historica que tanto orgulha o Mundo português e os falantes da mesma lingua ( OS PALOP ESTAO DE PARABENS ) em particular o nosso BRASIL PAIS IRMAO!!!!!!!!!!!!!

  5. Ainda falta aí o informação. Falta a América do Norte por Corte Real além de que Colombo era Português um Zarco.Falta os Açores, Madeira e as Canárias assim como Madagascar e ilha do Pacífico Sul. Eu diria uns 90 por cento.

  6. Não é verdade. Descobrimos rotas para chegarmos ao mundo civilizado, para irmos buscar os algodões, as sedas, as especiarias, todo o requinte que o Oriente produzia. Sem nada de valia para dar em troca, recorremos à prata e ao ouro do continente americano para comprarmos esses bens que na Europa não tínhamos. Só com o industrialismo se inverteram as “coisas”. São apenas 200/300 anos de supremacia, porque até lá éramos apenas um cantinho atrasado do mapa que não interessava a ninguém civilizado.

  7. Como brasileiro, admiro bastante os feitos dos portugueses. Hoje, com a advento do avião, a viagem Europa x Brasil é cansativa. Agora imagine cruzar um oceano, no século XVI, a bordo de uma pequena caravela, lutando contra marés revoltos, lutando contra crenças, lutando contra doenças e animais desconhecidos. Realmente, o feito português é notável. Eu tenho orgulho de ser brasileiro com sobrenome português. Tenho orgulho de falar a língua portuguesa, rica em fonemas que me ajudam a aprender inglês, francês, alemão, espanhol).

    1. Texto super tendencioso. A China e o Japão já existiam muito antes de Portugal e tinham uma cultura mais desenvolvida que a nossa.Os VIkings descobriram a América do Norte e do Sul muito antes de Colombo.

  8. Descobertos em relação ao que a Europa conhecia. Pois existem muitas evidencias arqueológicas e nao só do intercâmbio entre povos nesses territórios muitos antes mesmo de Portugal ser Portugal.
    e também muitos desses territórios “Descobertos” eram muito mais desenvolvidos na ciência , governação entre outros, O que Portugal fez foi pela forca conquistar roubar e destruir. Deixemo-nos de falácias patrióticas

  9. Até acredito que tenha sido mais e para quem não sabe o primeiro terreno do planeta terra a ser povoado foi no Alentejo. Mas infelizmente grande parte dos portugueses são um bando de anormais que não dão valor algum a Portugal. É à conta do povo só saber mandar vir e não valorizar onde nasceram, que Portugal está na miséria em que está.

    1. Ja sai de Portugal ha 30 anos e cada vez que regresso parece que tudos vivem muito bem por la. Melhor que muitos imigrantes que deixaram o pais. Por isso, miseria e coisa do passado.

  10. “Donos do mundo”…que nojice, que mentalidades mais estúpidas. Conquistar o quê?! O mundo é de todos. As terras já eram povoadas, tinham as suas próprias culturas para depois aparecerem uns criminosos a declararem-se proprietários. Francamente!

  11. Descoberta?
    Mundo civilizado?
    Quanto preconceito.
    O mundo inteiro já estava ocupado há dezenas de milhares de anos. Falemos o português claro aqui.

  12. Quem muito abraça, pouco aperta!
    A civilização atual tem uma dívida enorme de gratidão para com Portugal pelo que a humanidade é hoje, fruto da primeira globalização da História (já disse isso em documentário); todavia, querer que um país, não absorvente como co Império Romano conseguisse manter o domínio de 70% do mundo, contado com uma população de apenas um milhão e trezentas mil como era por volta de 1500… seria querer demais.
    O documentário referido: https://www.youtube.com/watch?v=9ln1olDt1GY&t=46s

  13. mas se o mundo não conhecia esses factos, essas descobertas…como outras desconhecidas e efetuadas por outros povos esquecidos… voltamos a (re)descobrir e isso me parece que é descobrir, não tenho grande orgulho por tudo o que se fez, mas sem estes simplórios o mundo seria diferente, acontece que tudo o que hoje a civilização tem é por esta obra dos portugueses, que apesar de terem cientistas e homens de valor cultural imenso, nunca teve a dimensão capaz de se afirmar no mundo e todos se apropriaram de tudo…, para não falar das jogadas politicas traiçoeiras …no entanto há que o dizer: os portugueses não inventaram o mundo, mas apenas o ligaram e sintonizaram, quer no território quer nas culturas…

  14. Territorio ocupado pelo imperio Portugues atingiu a sua extensao Maxima em 1820. 10.4 milhoes De km2 = 6.9% area terrestre do planeta.
    Equivalente ao 10° maior do mundo.

  15. Incrível como ainda existem portugueses que pensam assim. Portugal não descobriu NADA. Portugal INVADIU e EXPLOROU boa parte do mundo, isso sim. Acho que Portugal é responsável por muitos dos problemas do mundo contemporâneo. Quando invadiram Ceuta reacenderam um conflito civilizatório que ainda gera tensão e instabilidade no mundo: cristãos X muçulmanos. Exploraram meu país (Brasil) o quanto puderam. Roubaram toneladas de ouro e criaram o abjeto tráfico de escravos. Foram incapazes de criar Universidades nos países que colonizaram (até os espanhóis fizeram isto). Proibiam as colônias de terem manufaturas e indústrias. Mantinham os coloniais submissos e ignorantes. Nao deixaram saudades…

  16. “Descoberto” pela Europa, pois todos estes territorios ja haviam paises, reinos e territorios com tecnologia e cultura muito mais avancada que a Europa do inicio das grandes navegacoes, como as dinastias chinesas, os reinos pre colombiano, as dinastias do sudeste e sul asiatico. as dinastias da peninsula coreana, o Japao , o reino de Ryukyu. paises os quais tinham intercambios comerciais e culturais sem depender do mundo “civilizado” eurocentrico

  17. É incrível como se tenta analisar a história e tomar partido com argumentos atuais.
    Qualquer historiador sabe que tal abordagem é completamente falaciosa.
    Pois alevá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.