É muito difícil encontrar alguém que nunca tenha roído as unhas, mordido uma pontinha e roendo-as muitas vezes sem nem perceber!
Porém, essa compulsão que parece tão inocente pode trazer consequências graves para a saúde e seu bem-estar. Então, pare de roer as unhas agora e prepare-se!
1 – Pode causar uma deformação permanente às suas unhas
Causando o trauma na raiz da unha, ela passa a formar ondas ao invés de crescer, perdem a força e daí os danos só tendem a aumentar.
2 – Aumenta o risco de Paroníquia
Paroníquia é uma infecção nas unhas, incluindo inchaço na região, dor e até mesmo bolhas de pus ao redor do local.
3 – Há muitos germes e bactérias vivendo em-baixo das suas unhas
Poucas coisas são mais nojentas do que a área debaixo das unhas, onde muitos fungos, bactérias e até mesmo pequenos bolores vivem. Uma bactéria em particular, a Staphlococcus aureus, pode chegar a causar infecções de pele gravíssimas, furúnculos e bolsas de pus pelo corpo.
4 – As chances de causar danos graves aos dentes aumentam
Todos nós pensamos que os nossos dentes são duros e fortes e estamos longe de imaginar que roer as unhas pode causar grandes danos aos dentes. Entre os casos mais graves esta a sua quebra, mandíbulas quebradas e deslocadas e até mesmo gengivite!
5 – Quando morde ou chupa suas unhas, isso leva à muito mais bactérias do que imagina
Já que a área vive constantemente húmida, a proliferação de bactérias na região aumenta consideravelmente. Além disso, as bactérias na boca das pessoas com esse costume aumentam em 76%!
6 – Aumenta o mau hálito
A matemática é muito simples: quanto mais bactérias na boca, mais mau hálito!
7 – Pode transmitir Herpes
Sim! Lesões no lábio podem ser contraídas por conta das bactérias que se acumulam na unha, e a mais grave delas é a herpes.
8 – Se faz as unhas com esmalte e depois acaba roendo, melhor pensar duas vezes
As unhas ficam lindas com esmalte e até dão uma ajudinha para evitar de roer. Porém, se mesmo assim você leva as unhas à boca, é melhor parar. Esmaltes contém químicos nocivos ao organismo e alguns até contém formaldeído, o tão famoso formol, usado para embalsamar cadáveres.
9 – Dores articulares
Pode parecer estranho, esta mania causa dores nas cervicais e na mandíbula devido ao esforço que os músculos devem fazer para retirar os fragmentos de unhas.
10 – Pode passar a imagem errada para as pessoas
As pessoas roem unhas por diversos motivos: para diminuir o stress, a ansiedade, por tédio e por aí vai. Porém, pode passar a impressão errada para as pessoas, como insegurança e até mesmo falta de higiene.