Enquanto dormimos, o ar que respiramos pode provocar ruídos ao atravessar as vias respiratórias – é isto que provoca o ressonar.
Este barulho aumenta e progride quanto mais obstruídas se encontrem as vias respiratórias. Por isso, saber como deixar de ressonar torna-se imprescindível para quem sofre desta maleita e, à custa disso, não tem noites verdadeiramente descansadas e perturba o companheiro.
O ato de ressonar não tem, na maior parte das vezes, implicações graves para a saúde, mas pode, contudo, provocar irritações na garganta; alterações no sono, não permitindo a quem ressona ter um sono reparador.
POR QUE MOTIVO RESSONAMOS?
Existem vários fatores externos que podem fazer com que uma pessoa ressone:
- Excesso de peso, o que faz com que exista demasiado tecido adiposo na garganta, deixando menos espaço de passagem para o ar;
- Consumo de álcool, de tabaco e de medicamentos sedativos;
- Alguns problemas de saúde: pessoas com hipertrofia de amígdalas e adenóides, com um desvio do septo nasal;
- O avançar da idade – as probabilidades de um idoso ressonar são consideráveis;
- Em casos de constipações ou crises alérgicas, situações em que as vias respiratórias ficam completamente bloqueadas devido a um incómodo temporário.
10 DICAS PARA DEIXAR DE RESSONAR
Algumas já são conhecidas, mas outras podem parecer estranhas. O melhor mesmo a fazer é experimentar!
1. MEIAS DE DESCANSO
As meias de descanso são conhecidas por ajudar a prevenir coágulos sanguíneos mas também podem ser utilizadas para prevenir a apneia obstrutiva do sono, um dos motivos pelos quais as pessoas ressonam.
2. BOLA DE TÉNIS
É sabido que quem dorme de barriga para cima tem mais probabilidade de ressonar, dado que a língua e os tecidos moles podem bloquear as vias respiratórias. Por isso, por que não atar uma bola de ténis nas costas de modo a que não consiga dormir nesta posição.
3. CANTAR
Quem canta seus males espanta e pelos vistos espanta também o ressonar.
Se tiver aulas de canto, vai conseguir tonificar os músculos no local comum de vibração do ronco, o que ajuda a diminuir as probabilidades de ressonar.
4. ALMOFADAS NOVAS
Dado que os alergénicos e os ácaros podem estar na origem do ronco, é aconselhável substituir as almofadas a cada seis em seis meses.
Aconselha-se que a almofada seja dura e alta, para que a cabeça fique perfeitamente alinhada com o pescoço e com a coluna, ajudando a manter as vias respiratórias abertas.
5. ROTINA DE SONO
Adormecer e acordar sempre à mesma hora, ou a horas aproximadas, ajuda a criar hábitos de sono saudáveis.
6. PERCA PESO
Se o excesso de peso é um dos motivos para ressonar, então perca alguns quilos e começará a dormir melhor.
7. DEIXE DE FUMAR
Apesar de não deixar de ressonar completamente, se abandonar o tabaco o ruído provocado irá diminuir.
8. QUARTO LIMPO
Se ressona devido a alergias, mantenha sempre o quarto o mais limpo possível e sem sinais de humidade.
9. CONTROLAR O QUE COME E BEBE AO JANTAR
À noite, faça refeições mais leves e, preferencialmente, sem álcool, para conseguir dormir melhor, dado que uma digestão difícil ou um estado de embriaguez, mesmo que ligeiro, dar-lhe-ão um sono perturbado e com maiores probabilidades de ressonar.
10. DESCONGESTIONANTE NASAL
Se for uma constipação o motivo pelo qual ressona, experimente utilizar descongestionantes nasais, que compra facilmente numa farmácia, ou respirar vapor de água durante pelo menos dez minutos.
Experimente as nossas sugestões e esperamos que possam ser eficazes no seu caso.