Passam despercebidos à maior parte das pessoas, mas é um facto que vivemos rodeados de produtos que por sua vez libertam substâncias nocivas à nossa saúde.
Estas substâncias, grande parte altamente cancerígenas, estão presentes por exemplo na borracha, no plástico, nos corantes, nos perfumes e nos champôs. Analisámos 5 produtos cancerígenos usados diariamente na tua casa.
1 – Ambientadores
Este tipo de produtos são muito comuns em todas as casas, mas o que a maioria das pessoas não sabe é que estão repletos de substâncias prejudiciais à saúde. Além dos chamados ftalatos, a maior parte dos ambientadores contêm componentes voláteis cancerígenos que interferem com a reprodução, com o aparelho respiratório e a regeneração celular.
2 – Velas aromáticas
Grande parte das velas aromáticas contêm, na composição do seu pavio, vestígios de chumbo. A libertação de chumbo é várias vezes superior ao recomendável. A exposição a níveis de chumbo acima do normal provoca transtornos hormonais, problemas de aprendizagem e outros problemas de saúde.
3 – Shampôs e condicionadores
As toxinas utilizadas nos cosméticos em geral são, atualmente, um tema controverso. Muitos produtos, mesmo os que contêm a designação “natural” ou “orgânico” contêm lauril, éter, sulfato de sódio e outros aditivos cancerígenos, como o polietilenoglicol e a cocamida.
4 – Desodorizantes antitranspirantes
Milhões de pessoas por todo o mundo utilizam este tipo de produto, principalmente para inibir a transpiração nas axilas. Mas o que a maior parte delas não sabe é que os desodorizantes antitranspirantes contêm hidrato de cloro-alumínio, que é absorvido diretamente pela pele e pode provocar cancro da mama e até contribuir para doenças cerebrais, como a doença de Alzheimer.
5 – Cortinas de duche
Podem ser muito úteis para evitar que a água inunda a sua casa de banho, mas com o calor provocado pela temperatura da água libertam produtos químicos tóxicos. Os chamados componentes voláteis orgânicos são susceptíveis de danificar o tracto respiratório, o sistema nervoso central, fígado e rins.