12 Razões pelas quais “NÃO DEVES” visitar o Porto!
Para fugir ao habitual, em vez de te tentarmos convencer a visitar o Porto, vamos dar-te 12 razões pelas quais “não o deves” visitar.
Mas claro que é para ler com humor! Como é lógico!
1. Azul… é tudo azul!
Estação de São Bento – Carlos Sá
Quer dizer… não basta o equipamento da equipa de futebol da cidade e ainda temos que entrar numa estação de comboio e ver tudo azul?
2. Azul… tudo azul outra vez?!?
Foto: Jack Sand
Pronto… é o equipamento de futebol, são as estações de comboio… e as igrejas. Não há baldes de tinta nesta cidade?
3. O prato mais famoso é feito de tripas!
E o motivo? Porque quando foi preciso ajudar o país deram tudo o que tinham e ficaram apenas com os restos para comer. Que tipo de povo é este? Guerreiro, aguerrido, honrado, trabalhador… Mas conseguir fazer um prato mundialmente famoso com as tripas deve ser coisa de loucos.
4. E por falar em povo corajoso…
É preciso coragem para escolher o melhor local para comer uma francesinha. Quem consegue decidir entre tantas opções? Uma loucura…
5. Ouvir música numa casa?
Casa da Música – John Sand
E porque não ouvimos música na nossa própria casa? É preciso ir à casa dos outros para ouvir música?
6. O Palácio da Bolsa é uma contradição…
Foto: Hugo Magalhães
Então passam a vida a chamar Mouros aos habitantes de Lisboa e depois têm um palácio onde existe uma sala chamada “Salão Árabe”?
7. Há jardins grandes demais…
É o parque da cidade, são os jardins de Serralves, é o passeio alegre… sejamos honestos: passear numa floresta dentro de uma cidade não é propriamente o mais normal.
8. A Ribeira fica no Porto mas é mais bela a partir de Gaia.
Foto: Rui Videira
Existirá razão mais óbvia para não visitar o Porto quando basta ir a Gaia para ver a ribeira? Passar as pontes dá muito trabalho…
9. E por falar em pontes…
Ponte D. Luís – Gi Cristóvão
Algumas são obras de arte e são consideradas das mais belas do mundo, mas mais uma vez… a Ribeira vê-se a partir de Gaia.
10. As livrarias estão apinhadas de turistas.
Livraria Lello – Joana Dias
Então vamos lá comprar um livro e temos que nos andar a desviar constantemente para que um grupo qualquer de turistas possa tirar uma foto?
11. Os cafés são muito antigos.
Café Majestic – Jack Sand
Ok… podem ser considerados como sendo alguns mais belos do mundo, podem ser decorados em arte nova, art deco, etc… mas se queremos apenas um café, podemos ir a uma bomba de gasolina, certo?
12. O vinho do Porto é uma mentira…
Sejamos honestos… é produzido no Douro. Portanto… porque lhe chamam Vinho do Porto? Além disso… convém nem sequer experimentar um pouco porque corremos o risco de não querer sair das caves. Já agora… as caves são em Gaia… quem disse que era preciso visitar o Porto?
Como avisámos antes, era para ler com humor, já que todo o artigo está repleto de ironia!
O Porto é lindo e maravilhoso!