Estes sinais indicam que precisas de beber mais água! É importante que estejas atento!

Não é nenhuma novidade de que todo o ser vivo precisa de água, mas precisamos admitir que nem sempre nos lembramos disso.

A quantidade recomendada de água varia de acordo com o sexo, as actividades físicas que a pessoa pratica e também a idade.

Mas, o corpo dá sinais claros de que o tanto de água que está sendo consumido diariamente não está sendo o suficiente para o funcionamento e manutenção do organismo.

Pele seca

danos-desidratacao-1

A pele é o maior órgão do nosso corpo e precisa de hidratação. A falta de suor pode ser extremamente prejudicial para a saúde, pois torna o corpo incapaz de eliminar o excesso de sujidade e óleo acumulado ao longo do dia. Se quer evitar esse problema, é melhor tomar mais água!

Está sempre com sede

danos-desidratacao-2

Isso é um grande indicador de que há algo errado em seu corpo. Além da desidratação, algumas doenças também causam a sede excessiva. Então, quando sentir esse sintoma, é melhor ficar atento, caprichar na hidratação e caso os sintomas persistam, é melhor procurar um médico.

Olhos secos

danos-desidratacao-3

A falta de água não afecta somente a boca e a garganta, como também os olhos. Isso causa falta de água nos canais lacrimais, causando ardência e vermelhidão nos olhos, além de outros problemas mais graves.

Boca e lábios secos

danos-desidratacao-4

Parece óbvio – e é – mas muita vezes negligenciamos. Frequentemente, quando sentimos a desagradável sensação de boca seca, recorremos aos sumos, refrigerantes e outras bebidas doces. Elas são apenas uma solução temporária e não é tão eficaz quanto parece.

Dor nas articulações

danos-desidratacao-5

Sim, falta de água também causa dor nas articulações e pode causar bastante desconforto. As junções e os discos de cartilagem são compostos por 80% de água, e são necessárias para os ossos não se esfregarem uns contra os outros a cada passo. Ao manter o equilíbrio de água nas articulações, o corpo pode absorver o choque produzido por movimentos bruscos em quedas ou corridas.

Redução da massa muscular

danos-desidratacao-6

Os músculos também são compostos por uma grande quantidade de água. Então quando tens menos água no corpo, tens menos massa muscular. Beba água antes, durante e após os treinos e actividade física. Tal hábito não só é necessário para se sentir bem, mas também é muito importante para reduzir a probabilidade de inflamação e dor associada com os exercícios posteriormente.

Ficas doente por mais tempo

danos-desidratacao-7

Beber água ajuda o teu organismo a se livrar de doenças com muito mais facilidade. O teu organismo trabalha perfeitamente quando há a filtragem, mas sem a água esse mecanismo não pode funcionar correctamente. Quando sofremos desidratação, diferentes órgãos começam a ‘sugar’ a água do sangue, e isso pode causar o surgimento de uma longa lista de problemas e torna bem mais difícil se livrar deles.

Sentir cansaço e sonolência também pode ser falta de água

danos-desidratacao-8

Quando há desidratação, o teu corpo rouba água do sangue e isso causa falta de oxigénio em todos os órgãos. Como resultado, essa falta causa sonolência e cansaço. Se te sentes assim e não encontras uma explicação para isso – preguiça não vale – é melhor rever a quantidade de água que andas tomando por dia.

Fome, muita fome

danos-desidratacao-20

Quando estás desidratado, o teu corpo pode pensar que precisa de mais comida. Isso acontece durante o dia e também a noite, quando acordas e sentes aquela necessidade louca de assaltar o frigorífico.

Problemas digestivos podem ser causados por desidratação

danos-desidratacao-9

Já falamos sobre o quão importante é a hidratação da mucosa oral, e como ela está ligada ao sistema digestivo. Sem a quantidade necessária de água, a densidade do revestimento estomacal diminui, o que permite que o ácido do estômago danifique os seus órgãos internos, levando ao que é comummente chamado de azia e indigestão.

Envelhecimento precoce

danos-desidratacao-11

A capacidade do nosso organismo de reter água diminui naturalmente à medida que envelhecemos. Isso significa que, conforme a idade passa, precisamos aumentar a ingestão de água. Caso isso não seja feito, podemos sentir os efeitos na pele e também nas doenças que passamos a ter.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.