Cantar enquanto se conduz melhora a saúde mental! Está provado!
Uma das melhores coisas para quem gosta de conduzir é pegar no carro e “fazer-se” à estrada, enquanto viaja com os amigos a cantar todas as músicas.
Mas uma coisas que não sabe, é que seja para levar as crianças para a escola, voltar do trabalho, ou viajar, cantar no carro faz muito bem para a saúde.
Vê porque essa brincadeira pode trazer benefícios:
Cantar faz do cérebro uma fonte de positividade
Talvez não saiba, mas quando canta, mesmo que erre algumas notas, faz com que o corpo liberte dopamina, oxitocina e serotonina. São esses neurotransmissores que fortalecem a ligação dos neurónios fazendo com que o seu cérebro funcione melhor.
Aliás, ao cantar acompanhando músicas com letra positiva acaba por ativar a sua memória e faz com que a sua mente seja uma fonte de positividade, isso tudo de forma natural e, convenhamos, bem divertida.
Cantar auxilia o sistema cardiovascular e os pulmões
Quando canta, independente do artista e tipo de música que seja, acaba por exercitar os pulmões e os músculos do peito. Segundo um estudo realizado em Yale e Harvard talvez esse seja o segredo para que cantores vivam mais tempo.
Além disso, cantando regularmente acaba por desenvolver um melhor controlo da respiração, faz com que respire mais lenta e profundamente. Isso ajuda tanto no combate à ansiedade quanto na saúde geral.
Cantar com os outros é muito melhor
Não importa o que aconteça, todos nós sabemos que o ser humano precisa da socialização, e acredita, ela é super necessária. Prova disso, é um estudo que comprovou que pessoas que cantam juntas acabam por se interligar e até os batimentos cardíacos deles se sincronizam num ritmo só.
Outro estudo também, publicado na revista Psychology Of Music, em 2002, revelou que ouvir as pessoas a cantarem juntas melhora o nosso humor e incentiva-nos a cantar também. Então, caso seja tímido, já sabe o que fazer, chame os amigos e cante!
Depois de todos estes motivos acho que a melhor coisa que deve fazer é ligar o rádio alto, chamar toda a gente que está à sua volta e cantar com eles, até mesmo as notas mais altas.