As melhores dicas para quem ressona acabar com o problema!
O ronco faz sofrer muita gente na hora de dormir.
O incómodo não é só para quem ouve, mas também para a própria pessoa, pois muitas vezes estes “barulhos” são provocados por problemas de saúde e é muito raro as pessoas procurarem ajuda médica por não acharem que tal coisa seja necessário.
Mas fica desde já uma alerta, para que estejas atento aos sinais que o teu corpo te envia e por vezes o ronco é um sinal de que algo não está bem.
Se antigamente os adultos eram afectados exclusivamente, hoje em dia cada vez se vê mais crianças a sofrer com o problema de roncar.
Sendo assim, para ajudar a quem sofre com isto, aqui estão algumas dicas para amenizar o problema.
Usa travesseiros extras
Já tentou dormir num travesseiro mais alto ou deitar a cabeça em dois travesseiros? A altura permite que as vias aéreas permaneçam abertas, evitando o ronco.
Dorme de lado
Dormir de barriga para cima faz com que a língua faça um leve movimento para trás da garganta, o que bloqueia o ar.
Gargarejo com óleo de hortelã
Procure fazer isso antes de dormir, adicione uma gota de óleo de hortelã-pimenta em um copo de água fria.
Atenção: não é para engolir, é para fazer gargarejo.
Gargarejo com chá de hortelã
Quem prefere fazer o gargarejo com o chá, é só colocar um punhado de folhas de hortelã numa xícara de água quente. Espere arrefecer e, em seguida, tire as folhas para iniciar o processo.
Chá de urtiga
Às vezes, o ronco é causado por alergias à poeira e aos pelos que ficam no sofá e nas cortinas. Se este for o seu caso, tome um chá de urtiga.
Basta ferver uma xícara de água, acrescentar as folhas secas de urtiga (vende-se em lojas de produtos naturais ou de plantas medicinais) e cobrir. Passados 10 minutos, beba. Esta receita é indicada como um anti-histamínico natural e deve ser consumida antes de dormir
Perde peso
Sabia que a obesidade também pode provocar ronco? Perder peso não deve ser uma saída apenas para dormir melhor, mas também para viver melhor. Procure caminhar, fazer actividades físicas regularmente e fugir do cigarro, caso seja fumador(a). Por falar nisso, bebidas alcoólicas também são uma péssima ideia, principalmente antes de dormir.