5 Coisas que NUNCA deves colocar em cima da cama! Mas que a maioria das pessoas continua a colocar!
Quase todas as pessoas continuam a fazê-lo, mas é muito importante que o deixes de fazer, pois a tua saúde é que sofre com isso!
Devemos evitar o uso da cama com outro objetivo que não seja o de dormir, pois caso contrário, o nosso cérebro o associará a outras actividades e não descansará.
A nossa cama é um centro para o relaxamento e o descanso depois de termos cumprido todas as actividades do dia. É nela que podemos reparar o nosso corpo através do sono, para prepará-lo física e mentalmente para uma nova jornada.
Está comprovado que o sono desempenha um papel fundamental na saúde, pois durante este tempo o corpo activa uma série de processos para restaurar as células do organismo e melhorar cada uma das suas funções.
Por esta razão, ter algum tipo de dificuldade ou transtorno relacionado ao sono pode levar ao desenvolvimento de diversas doenças que diminuem de forma notável a qualidade de vida.
Ainda que os problemas para dormir possam ter a sua origem em muitos factores, o estado da cama, assim como os elementos que estão sobre ela, também podem ter uma influência significativa.
Por esta razão, hoje iremos partilhar uma valiosa informação sobre os elementos que, dentro do possível, devem permanecer sempre longe da cama para que possamos garantir um descanso reparador e completo. Vale a pena conferir!
Com a invasão da tecnologia hoje em dia, a maioria das pessoas tem um telemóvel inteligente que podem levar para todos os lugares.
Estes dispositivos criaram uma infinidade de possibilidades para o entretenimento, o trabalho e a diversão, o que fez com que criássemos uma certa dependência em relação a eles.
O problema maior é que muitos dos utilizadores estão a desenvolver distúrbios do sono devido ao uso excessivo dos dispositivos electrónicos antes de dormir já que, na sua maioria, permanecem longas horas conectados a redes sociais e outras páginas, reduzindo as horas para descansar adequadamente.
Além disso, foi comprovado que a luz que estes aparelhos electrónicos emitem provoca a excitação do cérebro e altera a produção de melatonina, também conhecida como a hormona do sono.
Os computadores portáteis facilitaram muito o trabalho de milhões de pessoas, que agora podem desempenhar as suas actividades desde a comodidade da sua casa ou quarto.
O inconveniente é que algumas pessoas converteram o seu espaço para dormir num local de trabalho, e não se dão conta de como isso está a prejudicar a associação mental entre a cama e o sono.
Como se fosse pouco, muitos acreditam que isso é uma possibilidade para trabalhar e fazer “horas extras”, diminuindo o tempo que deveria ser usado para dormir.
O consumo de alimentos na cama é algo anti-higiénico e pode criar o ambiente perfeito para a proliferação de bactérias e ácaros.
Embora um pequeno-almoço ou um jantar na cama possam ser algo prazeroso, o certo é que costumam cair pequenas migalhas que, a olho nu, não conseguimos notar, mas que se convertem em focos de maus odores e micro-organismos.
Os amantes dos animais não costumam ter problemas em partilhar as suas camas com os seus melhores amigos, sem perceberem do erro que estão a cometer ao fazerem isso.
O pêlo dos animais de estimação carrega pó, micro-organismos, pólen e muitas outras partículas que podem causar alergias ou reacções na pele.
Além disso, costumam emitir sons e fazer movimentos que acabam por interromper o sono em algumas das horas da noite.
Actualmente, a maioria dos quartos modernos tem a sua própria televisão, já que para muitas pessoas é relaxante e prazeroso assistir a alguns programas nas suas horas de descanso antes de dormir.
Todos estes aparelhos contam com um programador automático que permite estabelecer o tempo que irão ficar ligados, para que não se transformem num inconveniente na hora de pegar no sono.
O problema é que ver televisão antes de dormir pode alterar a produção de melatonina, o que pode causar graves dificuldades para descansar o tempo adequado para o nosso corpo.
Por isso, sempre se aconselha programar a televisão para que ela desligue automaticamente, no mínimo, 30 minutos antes da hora escolhida para dormir e, dentro do possível, manter o comando longe da cama para que não exista a tentação de ligá-la outra vez.
Mantém estes elementos na sua cama?
Agora que sabe que eles poderiam influenciar o seu sono e causar dificuldades para dormir, talvez seja o momento de começar a fazer algumas modificações no quarto para que ele se transforme num espaço ideal para o descanso.
É essencial refletir sobre a importância de uma boa qualidade do sono para ter um excelente estado físico e emocional.
1 ping