Peixes são alimentos saborosos e saudáveis, mas podem ser perigosos por causa das pequenas espinhas que podem ser engolidas sem querer.
Diante do problema, elaborou-se uma lista com coisas que pode fazer caso se tenha engasgado com espinhas.
Qual o perigo?
Além de a espinha de peixe provocar dor e incómodo, os tecidos em contacto com ela podem inflamar. Além disso, pode surgir inchaço, o que dificultaria a captura do resíduo e provocaria asfixia, sobretudo em crianças. Portanto, a melhor ideia sempre é retirar as espinhas o quanto antes.
O que deve evitar:
- Diante de uma pessoa engasgada, não dê palmadas nas costas nem aplique a manobra de Heimlich — já falamos dela aqui antes. Ao contrário, prejudicaria ainda mais a mucosa.
- Não tente empurrar a espinha com alimentos duros, embora popularmente esta seja uma recomendação comum. Isso poderia fazer com que a espinha quebrasse ou se alojasse ainda mais profundamente, tornando a tarefa de retirá-la ainda mais difícil.
Procure o médico se:
- Não estiver aguentando a dor, sentir asfixia ou se cuspir sangue..
- A vítima for uma criança.
- A espinha estiver há horas presa, sem sair do lugar.
- Não tiver a certeza de que já eliminou a espinha da garganta.
O que fazer:
- Fique calmo, evite o pânico; geralmente, as espinhas são muito pequenas para cortar sua respiração.
- Tussa com cuidado; isso pode ajudar se a espinha não estiver muito profunda. Caso a dor se agrave, pare de tossir.
- Se tiver uma pinça longa (15 a 20 cm), use-a para retirar a espinha: provavelmente, o corpo estranho estará num ponto visível. Pegue um espelho e uma lanterna para examinar a garganta. Se tiver outra pessoa para fazer isso, melhor.
- Beba água. Não se preocupe com seu estômago, pois ele é capaz de digerir a espinha sem problemas.
- Engula algo macio que possa mover a espinha, retirando-a da garganta: uma banana, um marshmallow, pão com manteiga de amendoim, arroz bem cozido, puré de batata… O importante é que a comida esteja bastante humedecida com saliva, azeite ou água.
- Ingira óleo vegetal para facilitar a movimentação da espinha. Isso irá também lubrificar a garganta, ajudando a evitar inflamações.
Depois de retirar a espinha:
- Talvez até mesmo depois de ter ido ao médico, continue com a sensação de que a espinha continua no mesmo lugar. Não se preocupe, esse efeito é temporário.
- Para acabar com esta sensação, tome um banho morno para aliviar a garganta e relaxar os músculos.
- Coma algo leve, como umas papas de aveia.
- Faça gargarejo com qualquer anticéptico, evitando a inflamação da garganta.