Acordaste com “os pés fora da cama”? Afinal há uma explicação científica para isso!
Da próxima vez que te deitares para dormir, presta atenção aos teus pés. Durante a noite, costumas colocar os pés para fora da coberta? Provavelmente sim, porque este é o melhor método do mundo para dormir bem.
Mas porquê?
Cientistas descobriram que insónias e temperatura corporal estão relacionadas. Quando estamos cansados, a nossa temperatura corporal cai drasticamente. Isso sinaliza para o nosso corpo que está na hora de dormir.
Mas onde é que os teus pés entram na história? O segredo está na sola. Esta parte do teu pé tem duas características muito importantes: primeiro, ela não tem pelos e, segundo, ela possui uma rede especial de veias que ajudam a regular a temperatura. Esta rede – conhecida como anastomoses arteriovenosas – ajuda a regular a irrigação de sangue na tua pele, fazendo com que ela aqueça ou arrefeça. Portanto, quando uma brisa fresca chega na sola do teu pé durante a noite, ela contribui para arrefecer o sangue neste local. Em seguida, este sangue mais frio correrá através do teu corpo, diminuindo a temperatura corporal e enviando para o teu cérebro um “sinal” para dormir.
Em contraste, uma temperatura corporal elevada nos deixa alertas e melhora a nossa memória, o que era um importante mecanismo de sobrevivência no passado. Quando estás “aquecido”, o teu desempenho é melhor em várias atividades, mas dormir não é uma delas.
É por isso que, muitas vezes, as pessoas inconscientemente colocam um pé para fora da coberta durante a noite. Portanto, da próxima vez que não conseguires adormecer, verifica onde estão os teus pés. Pode ser que eles estejam a precisar de um pouco de ar fresco. O corpo humano é mesmo perfeito, não é?