Alerta: Europa vai ter um dos Invernos mais frios dos últimos 100 anos

O próximo inverno será um dos Mais Frios desde há 100 anos na Europa!

O continente europeu irá passar pelo inverno mais frio desde há 100 anos atrás. Este é um alerta que deve ser levado muito a sério, e existem muitas precauções que devem ser tomadas pela população em geral, mas especialmente por quem vive nas zonas mais montanhosas ou ou isoladas.

Já se sabem as previsões meteorológicas para este inverno e não são nada animadoras. Após um verão quente como não tínhamos há muito, o inverno virá “em força”. Os Especialistas prevêm mesmo que será o inverno mais frio desde pelo menos há 100 anos. O frio fora do comum será acentuado por deslocações de massas de ar do Ártico com maior frequência do que o habitual, o que juntamente com a a baixa exposição solar que caracteriza alguns dos meses do ano, irá resultar num inverno bastante gelado.

Foto: meteo.be

Dominik Jung, meteorologista alemão, vai mais longe e aconselha mesmo: “Comprem casacos e roupas quentes, pois o frio que aí vem é o mais intenso do que a maioria de nós temos memória”. Dominik adianta ainda que as condições inóspitas serão mais sentidas nos meses de Janeiro e Fevereiro.

Elena Volosiouk (Centro meteorológico Fobos) esclareceu que o sistema solar, de tempos a tempos sofre algumas mudanças:
“Este fenómeno está relacionado com o fluxo das massas de ar, quando estas passam pelo Oceano Atlântico atingem o continente de uma forma mais moderada, o inverno é mais brando e há muitos degelos, nos últimos invernos isso não tem acontecido. Se bem se recordam até tivemos ciclones que causaram queda de neve e granizo em locais onde isso já não ocorria há várias décadas. Ainda é prematuro associarmos estas previsões ao arrefecimento global e a uma possível “mini era glaciar” pois estas mudanças nos fluxos de massas de ar, por norma, estão associadas à actividade solar(erupções solares)”.

Foto: Jornal da Madeira

Precauções especiais a tomar (para quem vive em zonas montanhosas, de difícil acesso, idosos, etc…):

  • Abasteça-se de bens essenciais(água, lenha ou combustível para se aquecerem caso hajam falhas na distribuição eléctrica, tenha uma reserva de comida enlatada para pelo menos 1 semana).
  • Tenha à mão agasalhos, casacos, cobertores, roupa quente.
  • Ter um rádio a pilhas é essencial para saber as notícias caso a corrente eléctrica falhe, e as estradas fiquem cortadas.
  • Tenha perto de si uma lanterna também a pilhas

Mais vale prevenir do que remediar! 

Partilha com os teus familiares e amigos!


Segue a nossa página de facebook:



Vais Gostar de Ver

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.