O arroz em alguns países asiáticos faz parte de praticamente todas as refeições. E foi detetado recentemente que um “arroz falsificado” tem sido exportado da China, nos últimos dias.À primeira vista este arroz é muito idêntico ao arroz comum, mas este leva uma leve camada de “plástico” para lhe dar um aspecto mais fresco, e que contém na sua composição um ingrediente venenoso e muito prejudicial à saúde!
Um engenheiro agrónomo que trabalha numa empresa que faz testes aos alimentos diz que ao arroz importado, são retiradas amostras várias vezes para análise, para se certificarem que cumpre os requisitos da indústria alimentar. Mas esta declaração só foi dada depois de a notícia se tornar pública que vários países já estão a importar o dito arroz.
O arroz falsificado mistura-se tão bem com o arroz verdadeiro, que é muito difícil notar a diferença.
Esta situação não está a ser abordada de ânimo leve, e já chegou aos ouvidos de um ministro num dos países afectados, Hasan Malek, ministro da importação e do consumo já tomou conhecimento do caso e prepara-se para tomar medidas drásticas.
Para criar este “arroz falso” é utilizada uma resina sintética, um ingrediente potencialmente mortal e do qual se desconhecem os efeitos a longo prazo.
Este ingrediente pegajoso provém de plantas como os pinheiros e abetos, e depois de processada pode ser mesmo mortal, apesar de ser mais comum nos mercados chineses. Tudo indica que o arroz falso esteja a ter origem na província de Taiyuan, e apesar das diferenças à vista serem difíceis de detectar, quando consumido pode causar má disposição, e eventualmente outras doenças bem mais perigosas!
1 ping