Beber vinho é a melhor forma de estimular o cérebro! Afirmam neurocientistas!

Beber um copo de vinho é a melhor forma de estimular o cérebro, defende o neurocientista Gordon Shepherd, da Faculdade de Medicina de Yale, nos EUA. O especialista assinala que “não há melhor comportamento humano” para ativar as regiões sensoriais e emocionais do cérebro.

Há mais uma razão forte para beber um copo de vinho, de acordo com um especialista em neurociência.

O reputado cientista Gordon Shepherd, especialista em neurociência na Faculdade de Medicina de Yale, defende no seu livro “Neuroenology: How The Brain Creates The Taste of Wine” (Neuroenologia: Como o cérebro cria o sabor do vinho’) que não há nada melhor do que um copo de vinho, para despertar estímulos.

“Beber vinho provoca uma reação nas partes sensoriais e emocionais do cérebro”, salienta, em declarações reproduzidas pelo Daily Mail.

E “não há melhor comportamento humano” para atingir esse fim. Nem mesmo resolver uma complicada equação matemática.

Gordon Shepherd criou um novo termo (“neurograstronomia”) para descrever a forma através da qual o cérebro cria a perceção de sabor.

O especialista norte-americano coloca em causa a forma como é feita a degustação. Segundo defende, cuspir o vinho impede uma perceção dos sabores complexos.

Pelo contrário, uma degustação correta implica que se engula o vinho, gota a gota. Só assim será possível ter uma completa sensação do sabor, muito mais profunda do que aquela que os nossos sentidos nos transmitem.

“O sabor não está no vinho. É criado pelo cérebro do provador”

“As moléculas do vinho não têm sabores, mas quando provocam estímulos, o nosso cérebro cria esse sabor, do mesmo modo que cria a cor”, explica, em declarações à National Public Radio nos EUA, citado pelo Daily Mail.

Nos estudos que resultaram neste livro, Shepherd realça que encontrou prova de que beber vinho envolve mais o cérebro do que desfrutar de uma música ou até mesmo resolver uma desafiante equação matemática.


Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.