A carta de condução voltou a mudar! Novas regras para quem precisar de a revalidar!

Os condutores com 65 anos que necessitem revalidar a carta de condução vão ter de fazer uma formação obrigatória. A medida consta na proposta do Plano Estratégico Nacional de Segurança Rodoviária que começou a ser discutido recentemente.

Assim, as pessoas com mais de 65 anos vão necessitar de “atualização obrigatória de conhecimentos”, cita o Jornal de Notícias. Os factores como a idade, as doenças e os efeitos secundários dos medicamentos – que muitas pessoas desta faixa etária consomem diariamente.

Os condutores mais velhos, e também os peões, são dos grupos mais sensíveis no que às mortes na estrada diz respeito: 29% tem mais de 65 anos, 33% são peões.

O objetivo do Governo é melhorar a rede rodoviária nacional e municipal e reduzir os acidentes até 2020. O plano pretende ter condutores com comportamentos mais seguros.

formacao-obrigatoria

O PENSE 2020 – a sigla deste programa – surge pela falta de medidas para combater a sinistralidade em 2016 de modo a aperfeiçoar normas e o código da estrada.

Apela-se à intervenção das autarquias locais pela maior proximidade que têm com as populações e os utilizadores da via pública, dentro das localidades e no contexto rural.

O combate aos atropelamentos, à condução distraída e em condições de fadiga e a proteção de peões são mais algumas das metas deste plano estratégico até 2020.

Fonte: Tvi 24

Segue a nossa página de facebook:




8 thoughts on “A carta de condução voltou a mudar! Novas regras para quem precisar de a revalidar!

  1. Gostava que me explicassem como se fosse lerdo!!!!Condutores com 65 anos para revalidar a carta “vão ter de fazer uma formação obrigatória”.A medida proposta…!É obrigatória,ou apenas uma proposta?

  2. Vou revalidar a carta para o ano,faço 65 anos.
    E necessária formação?Se sim onde?
    Mas hoje em dia há carros que travam quando aparece algum peão distraído a atravessar a rua.Nas auto estradas também existem carros que deslocam e avisam os condutores das bermas e das faixas centrais.
    Agradecia esclarecimento quanto há formação.Vivo em Cascais

    1. Aos 65 não estão aptos a conduzir mas aos 66 e 3 meses continuam aptos a trabalhar
      Aos 65 não é possível renovar a carta de pesados mas continuam aptos para trabalhar
      Será que aos 65 estaremos aptos a escorraçar os políticos ladrões com chumbo quente

  3. Esta nova Lei, deve ressalvar os condutores que têm um curriculum praticamente limpo, mesmo já passando dos 65 anos de idade! Veja-se que, o novos condutores, que tiram a carta “sobre o joelho”..com “cunhas, etc”, esses, são a maioria que causam acidentes por imaturidade e outros motivos….! Visto isto, a dita nova Lei, para ser justa….(coisa rara)……deveria colocar exceções à Lei, pois todas as Leis e Regras têm exceções para ressalvar certas situações como as que acabei de expôr! Fico aguardando resposta Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *