Cidade inteligente onde os moradores já não precisam de automóveis

Vamos propor uma experiência. É capaz de criar uma cidade que consiga funcionar sem que as pessoas sejam obrigadas a terem um carro para ter acesso às zonas mais importantes?

Afinal não é preciso preocupar-se com isso, porque essa cidade já existe. Um consórcio de empresas imobiliários criou Songdo, uma “cidade inteligente” que foi construída em terreno reclamado ao mar, na Coreia do Sul.

A área total da cidade é de 600 hectares, e foi pensada para albergar 80 mil apartamentos, cinco milhões de metros quadrados de edifícios de escritórios e 900 mil quilómetros de zona comercial. A vista da cidade é dominada pela Northern Asian Trade Tower, um edifício de 65 andares que se tornou o prédio mais alto da Coreia do Sul. Songdo, que fica a 65 km da capital Seul, foi inaugurada em 2015 mas só vai ficar completa em 2020, depois de um custo total de 34 mil milhões de euros.

Embora os habitantes possam guiar um automóvel se o quiserem, não é necessário. Uma rede de autocarros cobre toda a cidade, tal como uma linha de metro com oito estações. Quem não quiser andar de transportes públicos, pode beneficiar dos 25 km de filas para bicicletas, muito mais largas do que é habitual nas cidades modernas. E, com 40 por cento da cidade reservada para espaços verdes, a imagem ecológica não é estragada por lixo na rua… pois nem sequer há camiões do lixo. Este é transportado por tubos de vácuo subterrâneos.

Veja algumas imagens abaixo:


Segue a nossa página de facebook:



Vais Gostar de Ver

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *