Todos nós já fizemos ou conhece alguém que dispensa o pequeno almoço para fazer dieta, não é? Funcionou? Aposto que não!
Escapar ao pequeno almoço causa diversas alterações no funcionamento do corpo que acabam por prejudicar a perda de peso e aumenta o risco de doenças como diabetes e colesterol alto. A seguir estão 5 explicações sobre o que acontece por dentro do corpo quando a primeira refeição do dia é deixada de lado.
1. Aumento de peso e da gordura corporal
Em vez de ajudar a emagrecer, dispensar o pequeno almoço contribui para o aumento de peso e da quantidade de gordura corporal. Isso acontece porque deixar de comer a primeira refeição do dia faz com que o corpo tenha mais desejo de comer e se prepare para absorver e aproveitar todas as calorias que vierem nas refeições seguintes.
2. Fome de leão durante o dia
Evitar o café da manhã aumenta a ansiedade de comer, o que provoca fome e desejo por alimentos calóricos, como doces, fritos, salgados e alimentos industrializados. Ao contrário, quem está de barriga cheia não pensa em mais comida, e acaba por fazer refeições mais saudáveis ao longo do dia.
3. Causa mau estar
Mesmo após uma longa noite de sono, o corpo continua a funcionar e a gastar energia, e por isso quando o café da manhã é deixado de lado, ocorrem alterações na glicemia que podem causar enjôos, tontura, mau estar e aumento do risco de desenvolver diabetes.
Assim, fazer uma refeição ao acordar é importante para que o nível de açúcar no sangue se mantenha estável e controlado, evitando complicações e problemas de saúde.
4. Aumenta o colesterol
Evitar a primeira refeição do dia também está ligado a um maior risco de ter colesterol alto e doenças cardíacas. Isso acontece porque quem escapa refeições normalmente não tem uma alimentação saudável e não segue uma dieta equilibrada, o que faz com que ocorra aumento da gordura e do colesterol no organismo.
5. Deixa-te mais cansado
Evitar o café da manhã aumenta a sensação de cansaço corporal, mesmo depois de uma boa noite de sono. Além disso, permanecer em jejum depois de acordar diminui a capacidade de concentração do cérebro, prejudicando o rendimento no trabalho e nos estudos.
Dicas para um café da manhã
Para ter um café da manhã saudável, deve-se consumir alimentos integrais, ricos em fibras e pobres em gorduras. Alguns exemplos de alimentos que podem ser consumidos são pão integral, frutas, linhaça, chia, aveia, café, iogurte, leite desnatado ou leite vegetal, como o leite de soja e o de amêndoas.
O café da manhã deve ser tomado até 1 hora depois de acordar, e nos dias em que faltar tempo, pode-se levar um lanche reforçado para tomar no trabalho ou antes da aula, composto por fruta, cereais como aveia, e pão integral com queijo ou um pouco de margarina.
1 ping