Durma uma boa cesta! Está comprovado por várias razões de base científica que o deve fazer!
Reparador e muito positivo para variados aspectos do nosso dia a dia, é o que faz por nós dormir uma boa sesta.
Diversos estudos comprovam que dormir 30 a 60 minutos depois de almoço só faz bem!
Precisão no trabalho: segundo um estudo da Universidade da Califórnia, em Berkeley, quanto mais horas passamos acordados menos capacidade temos para trabalhar com precisão. O cansaço torna o cérebro preguiçoso. O estudo, ao acompanhar um dia de formação, mostrou que a parte da audiência que dormiu uma sesta depois de almoço teve um melhor desempenho durante a tarde.
Favorece a relação: a mesma universidade concluiu que basta uma noite mal dormida para aumentar as discussões conjugais, pois o cansaço leva a menor capacidade de ler emoções e a um estado “irritadiço”.
Favorece a aprendizagem: uma equipa alemã de neuropsicólogos que uma sesta após uma sessão de aprendizagem aumenta a capacidade de memorização em 5 vezes!
Aumenta o apetite sexual: Um sono com menos de cinco horas diminui os níveis de testosterona entre 10 a 15%. Um estudo da Universidade de Chicago refere que quando os níveis de testosterona baixam o desejo sexual diminui inevitavelmente. Uma sesta pode compensar.
Controla a ansiedade: a sesta é a melhor forma de diminuir os níveis de ansiedade e stress. Num estudo realizado numa universidade nos Estados Unidos, cientistas pediram a metade de uma turma para dormir uma sesta antes de um exame. O grupo que descansou tinha uma tensão arterial mais baixa depois do exame do que o conjunto de voluntários que não teve direito a sesta. Os investigadores acreditam que fechar os olhos acelera a capacidade do coração recuperar do stress.
Menos sono, mais comida: segundo a Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, quanto menos dorme maior tendência terá para comer, sobretudo comida com açúcar e gordura. Num outro estudo ficou documentada esta tendência, sendo demonstrado que a falta de sono aumenta no sangue um sinal químico que aumenta a vontade de comida, sobretudo doces e salgados ricos em gorduras.
Falta de sono aumenta a agressividade – A privação de sono pode tornar o ser humano mais irritadiço, agressivo e diminuir o auto-controlo. Uma sesta pode equilibrar
Diminui a privação de sono: a maioria das pessoas vive em privação do sono, sobretudo as que vivem em grandes cidades. Um estudo nos Estados Unidos estima que os norte-americanos dormem em média 6,8 horas por dia, quando o recomendado para homens e mulheres ronda as 7,5 horas, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Se quer evitar outros problemas de saúde provocados pela falta e sono, o melhor é descansar meia hora antes de voltar ao trabalho.
Protege o coração: de acordo com um estudo britânico uma noite mal dormida altera os níveis de pressão arterial, o que pode aumentar os níveis de risco de doença coronária. Mas um estudo demonstrou que duas sestas de meia hora depois de uma noite de apenas duas horas de sono conseguiram recuperar níveis hormonais saudáveis e voltar a ter uma pressão arterial baixa.
Diminui risco de morte e doença: as pessoas que dormem menos de seis horas por dia têm um risco acrescido de doenças crónicas, como a obesidade, diabetes e doença cardíaca, conclui um estudo norte americano. Os cientistas acreditam que dormir pouco aumenta os níveis de stress e desregula as hormonas, contribuindo para doenças potencialmente fatais. Nada melhor do que uma sesta para repor esses valores.
Evita entrar em loucura: uma investigação da Universidade da Califórnia indica que a privação de sono aumenta a probabilidade de desenvolver memórias falsas. De acordo com o estudo, as pessoas que dormiram menos visualizavam mais detalhes imaginários em fotografias do que as pessoas que tinham o sono em dia. Os cientistas defendem que a falta de sono desordena as informações no cérebro, provocando confusão.
É um ansiolítico natural: cientistas norte-americanos descobriram que quando as pessoas dormem mal as suas áreas do cérebro relacionadas com a ansiedade tendem a trabalhar mais. Portanto, dormir uma sesta é um “fármaco” natural para manter a ansiedade e o stress afastados.
Melhora o desempenho no ginásio: dormir uma sesta pode de facto melhorar a sua prestação física. Um estudo da Universidade de Stanford descobriu que os atletas que dormiram mais durante um período de três semanas mostraram melhores resultados em provas de sprint e resistência. Dormir não só ajuda a recuperar dos treinos, como tem efeitos sobre o estado do humor e o tempo de reacção no desporto.
Ajuda a prevenir demência: a falta de sono é uma das principais causas de doenças da mente, acreditam os cientistas. Investigadores da Johns Hopkins University concluíram que a privação do sono aumenta os depósitos das proteínas beta-amilóides, uma substância associada à Doença de Alzheimer. Quando dormimos, o cérebro simplesmente trata de remover estes depósitos que quando acumulados podem prejudicar a comunicação entre neurónios.
Como vê, só boas razões para dormir uma sesta depois de almoço!