É este o perigo de comer carne de porco! E a forma de a cozinhar para eliminar os riscos!

Gostas de carne de porco? Então é importante que tenhas cuidado. Esta carne apesar de saborosa representa um alto risco à saúde. Se ela não for corretamente preparada, existe grande hipótese de transmissão de perigosíssimos vermes.

Recentemente o ex-jogador de futebol Leonardo, que jogou em clubes como Corinthians, Palmeiras e Sport (do Brasil), morreu vítima de neurocisticercose, doença causada pela ingestão de carne de porco mal preparada.

A doença é simplesmente a infecção do sistema nervoso central causada pelo embrião do verme ténia.

Esta doença é muito séria. Ela afeta gravemente o cérebro. E é a principal causa de epilepsia adquirida nos países em desenvolvimento.

Seus principais sintomas são cegueira, convulsões e dores de cabeça. E atinge cerca de 400 mil pessoas a cada ano na América Latina.

A ténia de porco (Taenia solium) infecta as pessoas através de carnes de porco mal cozidas ou contaminadas com fezes.

Enquanto ela permanece viva no corpo humano, não é perigosa. Mas, quando entra em contato com o ácido gástrico no estômago, ela morre e se transforma em larvas, cistos chamados oncosferas.

As oncosferas podem migrar para dentro do músculo, olhos e cérebro, onde causam inflamação.

carne_porco_saude

Como se proteger

  • O ideal é não comer carne de porco. Mas muita gente não aceita essa sugestão. E se este for o seu caso, a dica é só consumir carne de porco feita em casa. A carne deve ser preparada com bastante cuidado.

  • Primeiro deixe em tempero, junto com um pouco de sumo de limão e alecrim. Isso vai iniciar o processo de desinfecção.

  • Depois cozinhe bem a carne.

  • Assim que estiver bem cozida, deixe a carne repousar por três minutos antes de a cortar. Isso vai ajudar a destruir quaisquer parasitas que possam estar presentes.

  • Além disso, a higiene adequada das mãos também é importante para prevenir a propagação da teníase. Lave sempre as mãos depois de usar a casa de banho.

  • Se estiver numa área onde o saneamento é deficitário, considere sempre beber água engarrafada ou fervida (em panelas de vidro ou inox).


Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.