O vício do tabaco é considerado uma das maiores causas de cancro do pulmão.
Fumar mata e a maioria das pessoas já sabe disso.
As campanhas anti tabagismo chegaram ao ponto de imprimir avisos nos maços de tabaco.
Porém, nunca é demais lembrar que o tabaco não é a única substância tóxica inalada no fumo do cigarro.
Veja a seguir outros componentes encontrados no cigarro que afectam o corpo humano.
Mercúrio
Mercúrio é uma neuro-toxina que pode causar danos extremos ao organismo, de acordo com a Agência de Protecção Ambiental.
Estudos demonstram que o produto químico pode causar alterações comportamentais, dores de cabeça, hipertensão e alterações na função cardiovascular em baixa exposição.
Monóxido de carbono
Este composto químico é inodoro, incolor e pode ter sérios efeitos para os seres humanos expostos por longos períodos.
Como desloca o oxigénio que deve ser inalado, a intoxicação por CO durante muito tempo pode levar a doença cardíaca, segundo os Centros para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC).
Os efeitos colaterais do monóxido de carbono incluem fraqueza, tonturas, falta de ar e visão turva.
Cianeto de hidrogénio
Segundo a Agência para Substâncias Tóxicas e Registo de Doenças, o cianeto de hidrogénio é um componente altamente perigoso caracterizado como um asfixiante químico, o que significa que, como gás ou vapor, pode impedir que o oxigénio atinja os tecidos causando inconsciência ou morte.
O composto químico é altamente tóxico e envenena os sistemas cardiovascular e respiratório, afectando o metabolismo, visão e cérebro.
Metanal
Inflamável e incolor, o metanal é encontrado naturalmente como parte do processo metabólico e é usado para uma variedade de produtos domésticos.
No entanto, quando compõe mais de 0,1 ppm de níveis de ar, o composto químico pode causar efeitos a curto prazo sobre a saúde, que incluem olhos aquosos, sibilo e olhos e garganta ardentes, segundo o Instituto Nacional do Cancro.
Os cientistas descobriram que pessoas expostas repetidas vezes a ele tiveram casos de cancro de nariz e garanta.
Chumbo
O envenenamento por chumbo pode ocorrer lentamente, e os sintomas por si só não são geralmente atribuídos imediatamente ao metal.
Os efeitos secundários podem incluir cansaço, irritação, perda de apetite e distracção, segundo o CDC, além do risco de hipertensão arterial e doença renal.
Não existe uma quantidade segura de chumbo no corpo e, neste momento, a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Cancro determinou que o chumbo é causa provável de cancro.
Amónia
Embora comum em produtos domésticos e industriais, a amónia pode trazer sérias consequências quando inalada.
De acordo com o Departamento de Saúde do Estado de Nova York, o produto químico é corrosivo e pode destruir as vias aéreas, causando dificuldade respiratória e ou falha.
Em baixa exposição causa fadiga olfactiva, tosse, dor torácica e sensações de garganta queimada e do nariz.
Citrato de potássio
Este produto químico pode ser usado para ajudar na eliminação da urina ácida dos rins, mas ele é prescrito em situações especiais.
Os efeitos colaterais do citrato de potássio variam de náuseas e dor de estômago a efeitos mais graves como tonturas, aceleração dos batimentos cardíacos e fraqueza muscular.
Fuma, então considere deixar de fumar já hoje.
O hábito de fumar pode ser substituído por hábitos saudáveis com ajuda profissional. A prática de fumar não só faz mal para quem fuma, mas para quem está à sua volta também.
Nunca é tarde demais para deixar de fumar.