É permitido conduzir de tronco nu ou chinelos? GNR esclarece alguns mitos

Posso conduzir em tronco nu, num final de dia de praia?

Todos os anos, por altura do Verão, surge esta dúvida: posso conduzir em tronco nu, num final de dia de praia? É uma dúvida que muitos condutores têm e que a Guarda Nacional Republicana (GNR) agora aproveita para esclarecer.

E a resposta para esta questão é muito simples: não, não é proibido por lei conduzir em tronco nu. Tal como no caso da condução de chinelos, outra das grandes dúvidas sazonais, não é feita qualquer relação no Código da Estrada face ao tipo de vestuário e de calçado a usar durante a condução.

Contudo, e mesmo sem camisola vestida, a única prática obrigatória é mesmo o uso de conto de segurança, tal como a GNR fez questão de lembrar numa publicação na sua página de Facebook (ver abaixo).

O Major José Beleza, da divisão de Trânsito e Segurança Rodoviária da GNR, explicou que conduzir de chinelos não tem nenhuma contra-ordenação associada, no código da estrada. Ainda assim, será importante garantir que o seu uso não prejudica o exercício da condução.

A GNR esclarece também que se pode conduzir em tronco nu, mas isso não dispensa o uso do cinto de segurançam, quer para o condutor, quer para os restantes ocupantes.

Veja aqui (TVI24) o vídeo com a explicação do Major José Beleza, da divisão de Trânsito e Segurança Rodoviária da GNR.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.